O MST, POR MEIO DE LUTAS SOCIAIS DE CONTESTAÇÃO E REIVINDICAÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO VOLTADA ÀS PECULIARIDADES E RESPEITO ÀS DIVERSIDADES SOCIOCULTURAIS DO CAMPO, FOI PRECURSOR NA CONQUISTA DE AVANÇOS NA DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS E A SEGURIDADE DE DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE GARANTIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DE ESTUDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O SUJEITO DO CAMPO. A METODOLOGIA USADA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA TEM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE O 1º ENERA E AS CONFERÊNCIAS NACIONAIS POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. CONCLUI-SE QUE O MST COLABOROU, CONSIDERAVELMENTE, PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO PENSADA PARA O CAMPO, ESPECIALMENTE PELO FATO DE O MOVIMENTO SER FORMADO POR SUJEITOS QUE PROCURAM PARTICIPAR ATIVAMENTE DA POLÍTICA DO PAÍS.