DIVERSAS LEGISLAÇÕES ASSEGURAM AO SUJEITO SURDO O ACESSO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E À UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM QUE O PORTUGUÊS DEVE SER ENSINADO COMO SEGUNDA LÍNGUA, POR MEIO DA LIBRAS. NO ENTANTO, AINDA VIVENCIAM DIFICULDADES DE ACESSO À INFORMAÇÃO E À EDUCAÇÃO, SENDO REFORÇADO O ESTIGMA DE DEFICIENTES E INCAPAZES. DIANTE DESSA REALIDADE, O PRESENTE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES SURDOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS, AO NARRAREM SUAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE RELATOS DE QUATRO PARTICIPANTES SURDOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 20 E 25 ANOS E EGRESSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ANALISADOS À LUZ DA GROUNDED THEORY. O ESTUDO FOI SUBMETIDO E APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA DE PESQUISA (PARECER Nº 4.615.079). OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PARCIAIS AS MACRO CATEGORIAS: ESCOLA E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM’, ‘PREENCHER AS LACUNAS DA APRENDIZAGEM’ E ‘DEPENDÊNCIA E A BUSCA PELA AUTONOMIA’, DISTRIBUÍDAS SOB OS RÓTULOS: ‘CONDIÇÃO (ESTRUTURA)’, ‘ESTRATÉGIA’ E ‘CONSEQUÊNCIA’, RESPECTIVAMENTE, A FIM DE EXPLICAR O FENÔMENO 'EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA'. O ACESSO À LIBRAS FOI IDENTIFICADO COMO FUNDAMENTAL PARA O APRENDIZADO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA E AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS REVELARAM DIVERSAS LACUNAS DEIXADAS PELA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS POR PARTE DE ALUNOS SURDOS.