NA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZ PARTE DESSE CONTEXTO O PODER PÚBLICO COM SEUS PAPEIS FORMAL E ESTATAL DE GOVERNO, POR OUTRO LADO, AS INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DESENVOLVENDO AÇÕES INFORMAIS, NESSA RELAÇÃO APRESENTAM-SE OS INTERESSES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. OBJETIVAMOS COLABORAR PARA ÁREA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. BUSCAMOS CONHECER ALGUNS CONCEITOS, EVENTOS E DOCUMENTOS OFICIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO, A IMPLANTAÇÃO E AS AMPLIAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ATRAVÉS DO ESTADO; LEGÍTIMO RESPONSÁVEL PARA ATENDER OS INTERESSES DAS CLASSES SOCIAIS. O PRESENTE ARTIGO SE JUSTIFICA POR APRESENTAR UM TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA ÁREA EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE O MESMO TEM PRETENSÃO DE AMPLIAR OS DEBATES NO EM TORNO DA TEMÁTICA, BEM COMO TRAZER ALGUMAS REFLEXÕES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARA TODOS QUE TÊM INTENÇÃO DE COMPARTILHAR CONHECIMENTOS. A METODOLOGIA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ESTA OFERECE ELEMENTOS QUE AJUDAM NO SIGNIFICADO DE EVENTOS DISTINTOS, COMO TAMBÉM PERMITI DESVENDAR NOVOS FATOS. RESSALTAMOS QUE, OS ESTUDOS NOS MOSTROU QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É ASSEGURADA NA FORMA DA LEI, DOCUMENTOS OFICIAIS, QUE LEGITIMA E ORIENTA OS SISTEMAS DE ENSINO EM TODOS OS ENTES FEDERATIVOS, PODENDO SER IMPLANTADA POR AÇÕES EM CELEBRAÇÕES COM ÓRGÃOS PRIVADOS.