ESTE TRABALHO APRESENTA UMA BREVE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL LINEARMENTE DESDE O PERÍODO DE CRIAÇÃO DAS “ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS” ATÉ O PERÍODO ANISIANO, NA DÉCADA DE 1960, OBJETIVANDO ANALISAR E DESTACAR SE HAVIAM PROJETOS OFICIAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE APONTAVAM RASTROS DE CONCEPÇÕES HUMANAS MAIS AMPLAS E SENSÍVEIS PARA A DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO. FORAM UTILIZADOS COMO BASE PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA LITERATURAS ACADÊMICAS DE AUTORES COMO LEONOR TANURI, DEMERVAL SAVIANI, BERNADETE GATTI E OUTROS. NA DISCUSSÃO, REALIZAMOS UM DIÁLOGO TEÓRICO ENTRE OS AUTORES E A BUSCA PELA SENSIBILIDADE NO PERÍODO PONTUADO. COMO RESULTADOS, A PESQUISA APRESENTOU UMA ESCASSEZ DE PROJETOS OFICIAIS COM ESTE VIÉS MAIS AMPLO E SENSÍVEL, SENDO POSSÍVEL ENCONTRAR UMA CONSONÂNCIA DO MESMO SOMENTE NO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA, POR ESTE CONSIDERAR O CORPO E A ARTE COMO ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.