O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA-SE DISCUTIR TEORICAMENTE ACERCA DA LITERATURA INFANTIL, AS SUAS CONTRIBUIÇÕES, OS SEUS OBJETIVOS, O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS A FIM DE DESPERTAR O INTERESSE PELA LEITURA, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE SER TRABALHADA A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E COM ATENÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESTACAM-SE REFLEXÕES DE ALGUNS AUTORES QUE TRAZEM IDEIAS E PENSAMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A ESCRITA DESTE TRABALHO SOBRE A LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. CONCLUINDO-SE QUE, A LITERATURA DEVE ESTAR PRESENTE EM SALA DE AULA, SENDO ELA O PONTO INICIAL QUE APRESENTA ÀS CRIANÇAS UM OUTRO MUNDO COBERTO DE SONHOS, IMAGINAÇÕES, FANTASIAS, POSSIBILITANDO PARA AS CRIANÇAS UMA APROXIMAÇÃO À LEITURA E UM MUNDO ENCANTADO DE NOVAS DESCOBERTAS E APRENDIZADOS, A FIM DE FORMAR A CRIANÇA LEITORA.