ESTE ARTIGO TEM A INTENÇÃO DE DISCUTIR O USO DE ELEMENTOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL EM UMA CAMPANHA DESENVOLVIDA PELA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. A CAMPANHA CITADA INCENTIVAVA O USO DE MÁSCARAS E UTILIZOU COMO ELEMENTO 40 ESTÁTUAS, DISTRIBUÍDAS PELAS RUAS E BAIRROS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, COMO ELEMENTOS EDUCATIVOS. CONSIDERANDO O CONCEITO DE PATRIMÔNIO COMO UM PROCESSO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO SOCIAL PODEMOS AFIRMAR QUE, AO ANALISAR OS USOS E DESUSOS DO PATRIMÔNIO ESTAMOS, POR FIM, ESTUDANDO AS SOCIEDADES QUE O PRODUZEM. O PATRIMÔNIO É UM LABORATÓRIO DA MEMÓRIA E A CIDADE, O CAMPO EDUCATIVO DESTA AÇÃO. ASSIM, O APORTE TEÓRICO DESSE ARTIGO BUSCA ALIAR OS CONCEITOS DE MEMÓRIA, PATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO E CIDADE A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE TODOROV (2002), FREIRE (1996; 2001), NOVAIS (2010), ENTRE OUTROS.