A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ENTENDER QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CARUARU-PE, SOBRE AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE, ANALISANDO SE E OS REFERENTES ASSUNTOS FORAM ABORDADOS E COMO ESSA ABORDAGEM ACONTECEU, TANTO PELOS PROFESSORES, QUANTO PELA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, A FIM DE AMPLIAR AS DISCUSSÕES, VISUALIZANDO COMO MOVIMENTOS REACIONÁRIOS, COMO O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO, INTERFERIRAM E TEM INFLUÊNCIA NESSE PROCESSO, FORTALECENDO SEMPRE O DISCURSO DA EXISTÊNCIA DO CHAMADO “IDEOLOGIA DE GÊNERO”, PRIVANDO OS ALUNOS DE OBTEREM CONHECIMENTOS ASSERTIVOS COM GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E SOCIAL. PARA ISSO, FEZ-SE O USO DE QUESTIONÁRIOS, COM PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE E CONVERSAS INFORMAIS, ANALISADAS DE FORMA QUANTITATIVA E QUALITATIVA QUE SERÃO CONTEMPLADOS PELOS MÉTODOS DE ANÁLISE.