O PRESENTE ARTIGO TEM O INTUITO DE FAZER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CURSO DE
METODOLOGIA ATIVA SOBRE A PERSPECTIVA DE INCLUSÃO ESCOLAR, NO QUAL TODOS OS PARTICIPANTES
PUDERAM APRENDER SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E TAMBÉM DISCUTIR SUAS OPINIÕES SOBRE O
TEMA. O CURSO FOI MINISTRADO POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO INCLUSÃO EM DEBATE DENTRO
DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) E TEVE VINTE PARTICIPANTES DENTRE ELES
UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL, EM QUE PARA PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DO CURSO TODOS OS
APLICATIVOS E OS SLIDES FORAM ADAPTADOS E TESTADOS PARA SER UTILIZADO DURANTE A AULA E
PROPORCIONAR UM AMBIENTE IGUALITÁRIO PARA TODA A TURMA. LOGO, DISCUTIR E ENSINAR
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O USO EM SALA DE AULA REGULAR/REMOTA É ESSENCIAL E MESMO APÓS A
PANDEMIA DA COVID-19 É IMPORTANTE USÁ-LA DENTRO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS,
VISTO QUE POR MEIO DELA O ALUNO PARTICIPA DESDE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATÉ OS
RESULTADOS ALCANÇADOS POR MEIO DE SEMINÁRIOS, DA SALA DE AULA INVESTIDA, DO ENSINO HÍBRIDO,
DO ESTUDO DE CASO E DENTRE OUTRAS. A INCLUSÃO SOCIAL INICIA QUANDO TODAS AS ATIVIDADES SÃO
OFERECIDAS SEM SEGREGAÇÃO DOS PARES E SIM A INCLUSÃO DESSE PÚBLICO NO AMBIENTE
EDUCACIONAL.