A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL VEM SENDO IMPLANTADA DE FORMA MAIS
INTENSA NOS LOCAIS OUTRORA OCIOSOS, TANTO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, ONDE ESSA MODALIDADE
DE EDUCAÇÃO É COMUM, QUANTO EM ESPAÇOS FORMAIS. ESSE EMPENHO É JUSTIFICADO DEVIDO
AOS BENEFÍCIOS QUE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL TRAZ, COMO O DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS,
MODOS DE PENSAR E MANEIRA DE SE EXPRESSAR, CONFORME AS CRENÇAS DA COMUNIDADE. NESSE
SENTIDO, O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA (PEF), IMPLANTADO NA E.E. PROF. JOAQUIM BRAGA
DE PAULA, AO ABRIR SUAS PORTAS AOS FINAIS DE SEMANA, PROPORCIONA À COMUNIDADE O
DESENVOLVIMENTO DOS 5 EIXOS QUE NORTEIAM O PEF: EIXO CULTURA, ESPORTE, SAÚDE, TRABALHO
E APRENDIZAGEM. FORAM AVALIADOS SUA VIABILIDADE POR MEIO DA ADESÃO DE PESSOAS E A
SATISFAÇÃO DELAS PARA COM O PEF ATRAVÉS DE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA,
RESPECTIVAMENTE. POR MEIO DA PESQUISA QUANTITATIVA FOI VERIFICADA FREQUÊNCIA ELEVADA DAS
PESSOAS NO PROGRAMA, MESMO COM RECURSOS DE DIVULGAÇÃO LIMITADOS. REFERENTE À PESQUISA
QUALITATIVA, OS RESULTADOS FORAM ANIMADORES PARA A EQUIPE, POIS, OS DADOS MOSTRARAM QUE
OS ENTREVISTADOS TÊM MUITO CARINHO PELO PROGRAMA E SENTEM-SE ACOLHIDOS POR UMA
INICIATIVA PÚBLICA QUE LHES PROPORCIONAM E CORROBORAM DE FORMA DIRETA O
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA.