DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA ALGUNS PROFESSORES PERCEBEM SEUS ALUNOS DESINTERESSADOS E DESATENTOS NO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO, POIS ELES NÃO CONSEGUEM VISUALIZAR A APLICABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA. POR ISSO, TRABALHAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA AUXILIA O PROFESSOR, COM GRANDE EMBASAMENTO DE DETERMINADO CONTEÚDO, A AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ALUNOS POR MEIO DAS DIMENSÕES CONCEITUAIS DA MATEMÁTICA. EM NOSSO ARTIGO DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS REAIS EM SALA DE AULA, ALÉM DE SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM. A EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA FOI TRABALHADA NO FORMATO DE ENSINO REMOTO DURANTE O MÓDULO I DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. A AULA SE DEU COM UMA TURMA DO 9º ANO C DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE É POSSÍVEL FAZER UMA AULA ENVOLVENDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA, INTERESSANTE E ATRATIVA, A PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS, FAZENDO COM QUE OS MESMOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SABER A ORIGEM E O DESENVOLVER DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, MESMO QUE DE FORMA REMOTA.