A FORMA??O DE PROFESSORES ? ALGO COMPLEXO. A CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE ENVOLVE UMA S?RIE DE ASPECTOS, DENTRE ELES, O CONTATO COM OS PARES. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUI??ES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) PARA A FORMA??O DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA DE EDUCA??O F?SICA ATRAV?S DE ESTUDOS BIBLIOGR?FICOS. AS PESQUISAS TROUXERAM GRANDE SIGNIFIC?NCIA QUANDO TRATADO SOBRE CONTRIBUI??O DO PIBID EM FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCA??O B?SICA, E TAMB?M EM TODOS OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA COMO PRECEPTORES, COORDENADORES E ALUNOS DAS ESCOLAS, NENHUM ESTUDO MOSTROU O CONTR?RIO. DESSA FORMA PERCEBEU-SE QUE A PARTICIPA??O DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA NO PIBID ? ?TIL PARA CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE DE FORMA ATIVA E REALISTA.