O BRASIL SE SITUA ENTRE OS PAÍSES QUE POSSUEM AS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO, CONTUDO, DISPÕE DE ÍNDICES INSATISFATÓRIOS EM SEUS INDICADORES DE QUALIDADE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. PODE-SE TAMBÉM APONTAR QUE, A CAPACIDADE DO PAÍS DE ADAPTAÇÃO AO MUNDO DIGITAL TEM UM DESEMPENHO ABAIXO DO DESEJADO. UMA DAS POSSIBILIDADES DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SERIA UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO PONTO DE APOIO AO ENSINO; DESSE MODO, PROPÕE-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PODE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO APRENDIZADO. CONSIDERANDO-SE TAL PANORAMA A PROPOSTA DESTE TRABALHO É ELABORAR UM AMBIENTE PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS CUJO FOCO É A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COM O OBJETIVO DE MELHORAR A EFICIÊNCIA DO APRENDIZADO E AVALIAÇÃO DOS ALUNOS, NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA.