OS DIREITOS HUMANOS ESTÃO RELACIONADOS AOS DIREITOS QUE CADA SER HUMANO DEVE DESFRUTAR EM SUA EXISTÊNCIA SEM DISTINÇÕES DE COR, RAÇA, RELIGIÃO, DENTRE OUTROS, ESTES DEVEM SER RESPEITADOS POR TODOS. CADA INDIVÍDUO DEVE USUFRUIR DAS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO, A LIBERDADE DE IR E VIR, GARANTIA DA QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE, EDUCAÇÃO E O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. O ESTUDO TEVE INÍCIO A PARTIR DA DISCIPLINA OPTATIVA DE 60 HORAS DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO, MINISTRADA PELA PROFESSORA TITULAR CLEIDIMAR RODRIGUES, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO MUNICÍPIO DE SOBRAL – (CE). O REFERENTE TRABALHO VISA COMPREENDER COMO O DIREITO A EDUCAÇÃO VEM SENDO GARANTIDO EM MEIO À PANDEMIA E O ENSINO REMOTO, ONDE SE BUSCOU CONHECER AS FERRAMENTAS DO TRABALHO DOCENTE E AS METODOLOGIAS QUE VEM SENDO UTILIZADAS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE: GARCIA (2020), MOREIRA (2020), PASINI (2020), PIZZANI (2012), FARIA (2010), TODOS PELA EDUCAÇÃO (2020). ASSIM, AO LONGO DO RESUMO FOI ABORDADO SOBRE ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E FERRAMENTAS DIGITAIS UTILIZADOS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, BEM COMO ALGUNS FATORES QUE IMPEDEM QUE ESTE MODELO DE EDUCAÇÃO CHEGUE A TODOS.