O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A EDUCAÇÃO INTERATIVA (EI) QUANDO IMERSA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, ELUCIDANDO QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, VIDE O DESPERTAR DO INTERESSE DESSES DIANTE DA PERCEPÇÃO DE RELEVÂNCIA JUNTO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO PRETENDIDO FOI SELECIONADA A METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DE BASE TÉCNICA DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA. COMO RESULTADO FORAM IDENTIFICADOS 1.864 CONTEÚDOS; DESSES APÓS A LEITURA DOS RESUMOS E CONTEXTOS DISPONÍVEIS, PERMANECERAM 41, DOS QUAIS 28 FORAM SELECIONADOS A LEITURA INTEGRAL, DESSES AO FIM 23 CONTEÚDOS FORAM MANTIDOS A EMBASAR O PRESENTE ESTUDO EM SI. CONCLUI-SE QUE OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, QUANDO IMERSOS EM PRECEITOS DA EI NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, TANGEM EM ENCONTRAR MEIOS A: MANTER VIVA AS ORIGENS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DITO “TRADICIONAL” ATRAVÉS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS/TURMA, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS/TRABALHOS REALIZADOS E DISCUSSÕES/ DEBATES ENTRE OS MEMBROS DA TURMA; QUE TODOS OS ALUNOS CONSIGAM RECEBER CONSELHOS ESTRATÉGICOS E COM ESSES SE LANÇAREM EM PESQUISAS AUTÔNOMAS; IDENTIFICAR, O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL, ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO AUTÔNOMO A DISPOR JUNTO A ESSES ABORDAGENS MAIS ESTRATÉGICAS PARA MITIGAR A EVASÃO DESSES, E DEFINIR QUAIS AS MELHORES FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA VIABILIZAR QUE AS AÇÕES DO DOCENTE ENCORAJEM E INSTIGUEM OS ALUNOS A SEGUIREM PESQUISANDO.