ESTE TEXTO BUSCOU REFLETIR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA MULTICULTURALMENTE ORIENTADA. TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO SOBRE AS NARRATIVAS E DISCURSOS QUE INFORMAM A PRÁTICA DOCENTE MULTICULTURAL NO SEGMENTO CRECHE, DETECTANDO DESAFIOS E POTENCIAIS DESTA AÇÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUALITATIVO, EM UMA CRECHE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, COM A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COTIDIANA DE UMA PROFESSORA. OS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS PELOS REGISTROS NO DIÁRIO DE CAMPO OBTIDOS NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E PELA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA REALIZADA COM A DOCENTE. AS REFLEXÕES FORAM REALIZADAS À LUZ DOS ELEMENTOS QUE ARTICULAM O MULTICULTURALISMO COMO UM CAMPO TEÓRICO E CONCEITUAL IMPORTANTE NO RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS E NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES, RECONHECENDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E VALORIZANDO A CRECHE COMO ESPAÇO DE CRUZAMENTO DE CULTURAS, DE DESAFIO A RACISMO E DE FUNÇÃO EDUCATIVA. O TEXTO APONTOU CONCLUSIVAMENTE PARA A RELEVÂNCIA DO RECONHECIMENTO E RESPEITO DA DIVERSIDADE DOS EDUCANDOS, ASSIM COMO UMA FEIÇÃO DOCENTE MAIS INCLUSIVA, QUE CONSIDERE AS AÇÕES MULTICULTURAIS CONCRETAS NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS. APESAR DAS CRECHES ESTAREM MARCADAS PELO ESTIGMA DA PRÁTICA ASSISTENCIALISTA, ESTE TEXTO REVELA QUE É POSSÍVEL CUIDAR E EDUCAR NA CRECHE, EM PERSPECTIVAS SENSIBILIZADAS À DIVERSIDADE CULTURAL E AO DESAFIO A PRECONCEITOS.