A ADES?O DO ENSINO REMOTO DEVIDO ? PANDEMIA DO CORONAV?RUS OBRIGOU A COMUNIDADE ESCOLAR A BUSCAR E APRIMORAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO DID?TICO EM 2020 E 2021. TODAVIA, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ALGUMAS INSTITUI??ES P?BLICAS DE ENSINO SE MOSTROU INEFICIENTE PRINCIPALMENTE PELA RELA??O ENTRE ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DEVEMOS REFLETIR A VIABILIDADE DE ACESSO ? EDUCA??O REMOTA NO ?MBITO SOCIOCULTURAL DO BRASIL, TENDO EM VISTA AS DISPARIDADES ECON?MICAS PRESENTE NO NOSSO PA?S. NESSA PERSPECTIVA, ESSE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERI?NCIA VIVENCIADA DURANTE AS DISCIPLINAS DE EST?GIO EM ENSINO DE BIOLOGIA III E IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. SEU OBJETIVO E RELATAR ? EXPERI?NCIA DO EST?GIO OBRIGAT?RIO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL QUE VIVEMOS, E COMO O PROFESSOR PRECISA SISTEMATIZAR O PLANEJAMENTO A EXECU??O E A AVALIA??O DE SUAS AULAS COM O OBJETIVO DE ATENDER E ACOMPANHAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIOS DOS RECURSOS DIGITAIS. NESSE SENTINDO, CONHECER E DOMINAR O USO DE FERRAMENTAS TECNOL?GICAS ? ESSENCIAL PARA O EXERC?CIO DA SUA PROFISS?O E DE SEU PAPEL SOCIAL EM UMA SOCIEDADE DIN?MICA E EM CONSTANTE TRANSFORMA??O.