ESTE TRABALHO APRESENTA A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “ARQUIVO X DA QUÍMICA'', DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE/CCT COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM FORTALEZA/CE. O PRINCIPAL OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRITA NESTE ARTIGO FOI ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO, UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ATIVA QUE PRECONIZA, DENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, A AUTONOMIA E ENGAJAMENTO DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO SE DEU ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO “JOGO DAS TRÊS PISTAS”, TRANSMITIDO PELO CANAL SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BÁSICOS DA FERRAMENTA POWERPOINT. A ATIVIDADE GAMIFICADA APRESENTADA NESTE ARTIGO FOI APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID EM UM GRUPO DE ESTUDOS INTITULADO “QUÍMICA DO ZERO” POR MEIO DAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NA PLATAFORMA GOOGLE MEET. O ASSUNTO ABORDADO NO DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE FOI: SEPARAÇÃO DE MISTURAS, MODELOS ATÔMICOS E AS LEIS PONDERAIS, COMO PARTE DE UMA REVISÃO DE CONTEÚDO. CONTUDO ESTE RECURSO APRESENTA O DIFERENCIAL DA POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO PARA QUALQUER ASSUNTO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO ONLINE PARA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE, E OS DADOS PERMITEM AFIRMAR UM RESULTADO POSITIVO DA AÇÃO, A PARTIR DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DA FORMA LÚDICA COMO OS CONCEITOS TEÓRICOS FORAM ABORDADOS, PROMOVENDO A FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.