ESTA PROPOSTA DE PESQUISA, TRATA DA IMPORT?NCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) E O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA. O OBJETIVO, DESTE TRABALHO EST? EM EXPRESSAR A NECESSIDADE E O PAPEL FORMID?VEL DOS INVESTIMENTOS P?BLICOS NA EDUCA??O PARA COM O INTUITO DE MELHORAR OS ?NDICES EDUCACIONAIS DOS SERT?ES DE CRATE?S. A METODOLOGIA, BASEOU-SE NA LEITURA BIBLIOGR?FICA E NAS NARRATIVAS VIVIDAS COMO BOLSISTAS DO PIBID E DO RESID?NCIA PEDAG?GICA. OS RESULTADOS, CORROBORAM COM O FATO DE TAIS POL?TICAS SEREM IMPRESCIND?VEIS NA PERMAN?NCIA E NA CONCLUS?O POR PARTE DOS RESPECTIVOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUA??O, EM ESPECIAL, OS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. AS DISCUSS?ES SOBRE A CONTINUIDADE, CONFIGURA-SE COMO IMPORTANTE NA PROMO??O DA PR?TICA DOCENTE, ENQUANTO EXPERI?NCIA ATIVA E TE?RICA NAS ESCOLAS DA EDUCA??O B?SICA. PROPICIANDO UM COMPLEMENTO A CONDI??O DE APROXIMAR AS ESCOLAS E AS INSTITUI??ES DE ENSINO SUPERIOR COM AS ESCOLAS DOS N?VEIS MUNICIPAIS E ESTADUAIS. COM ISSO, A GARANTIA DE MANUTEN??O E PERMAN?NCIA TANTO DO PIBID QUANTO DO RESID?NCIA PEDAG?GICA, TORNA-SE COMO NECESS?RIA E IMPORTANTE NA MELHORIA DA QUALIDADE DOS PROFISSIONAIS GRADUADOS, COM A FINALIDADE DE CONSEGUIR REVERTER OS DESCALABROS SOCIOEDUCACIONAIS EXISTENTES, SEJA DOS SERT?ES DE CRATE?S, SEJA NO BRASIL.