O REFERIDO ARTIGO TRATA-SE DO RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DO PARFOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA E OBJETIVOU REFLETIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS CURSISTAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ATUAL E SEUS DESAFIOS, SOB A PERSPECTIVA DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA (MARCONI E LAKATOS, 2010), ANCORADA NA PESQUISA DE CAMPO (GIL, 2010), COM A PRODUÇÃO DE DADOS A PARTIR DE PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA EM UM DOS COMPONENTES INSERIDOS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR. AS COLABORADORAS DA PESQUISA FORAM CONSTITUÍDAS POR VINTE E SETE PROFESSORAS CURSISTAS DO PROGRAMA, COM AMPLA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE JOVENS E ADULTOS (SEGMENTO I) E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTE MODO, AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS MOBILIZADAS NA PESQUISA FORAM: FREIRE (1980; 1996), PARO (2001), PÉREZ (2002), NOGUEIRA (2005), NERICE (1977), DENTRE OUTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REFLEXÃO DA TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE DIANTE DAS INÚMERAS QUESTÕES QUE AFETAM A EDUCAÇÃO ATUAL, O DISTANCIAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR É A MAIS EMERGENTE NA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS PESQUISADAS. DAS VINTE E SETE (27) PROFESSORAS PESQUISADAS, DEZESSEIS (16) DELAS APONTARAM ESTA PROBLEMÁTICA NOS SEUS TEXTOS. ALÉM DISSO, OUTRAS TEMÁTICAS TAMBÉM FORAM EVIDENCIADAS COM MENOR INCIDÊNCIA AS QUAIS CARECEM AMPLA PROBLEMATIZAÇÃO E DEBATE.