DURANTE A PANDEMIA, OS DOCENTES TIVERAM QUE APRENDER A MINISTRAR SUAS AULAS COM M?TODOS DIFERENTES DOS QUE ERAM DESENVOLVIDOS PRESENCIALMENTE, PRECISARAM SE REINVENTAR PARA ALCAN?AR A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO E OS DISCENTES VIVENCIARAM NOVOS M?TODOS DE APRENDER, SEM O CONTATO PRESENCIAL DO PROFESSOR. ESSAS ADAPTA??ES NO SISTEMA DE ENSINO TIVERAM IMPACTO NA APRENDIZAGEM, ONDE NOVAS TECNOLOGIAS PASSARAM A SER UTILIZADAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A PERCEP??O DOS DISCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO, NAS AULAS DE CI?NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. A METODOLOGIA DO ARTIGO TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM A PARTICIPA??O DE 35 ALUNOS DO 8? ANO E 32 ALUNOS 9? DO ENSINO FUNDAMENTAL II, OS QUAIS RESPONDERAM CINCO QUEST?ES, ATRAV?S DE UM FORMUL?RIO PELO GOOGLE CLASSROOM. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E DESCRITOS A PARTIR DAS RESPOSTAS MAIS RECORRENTES E SIGNIFICATIVAS, ONDE FOI PERCEBIDO QUE MUITOS N?O CONSEGUIRAM SE ADAPTAR, SEJA PALA FALTA DE RECURSOS TECNOL?GICOS, POIS NA MAIORIA DOS CASOS PRECISAM UTILIZAR O APARELHO CELULAR DOS PAIS, QUE NEM SEMPRE EST? DISPON?VEL OU SEJA PELA QUEST?O DO AMBIENTE. E A MAIOR PARTE DAS RECLAMA??ES TAMB?M FOI A FALTA DE QUALIDADE E/OU N?O ACESSO A INTERNET. AL?M DISSO, A CAR?NCIA DO CONV?VIO SOCIAL E DA RELA??O DO PROFESSOR-ALUNO QUE INFELIZMENTE FICOU PREJUDICADA.