ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MÓDULO DO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CENTRO DE EDUCAÇÃOCEDU, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO.
NA CONJUNTURA ATUAL, PANDEMIA DA COVID-19, OS ENCONTROS DE PREPARAÇÃO DA EQUIPE OCORRERAM DE
FORMA SÍNCRONA, POR MEIO DE REUNIÕES, ESTUDOS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM A PRÁTICA
PEDAGÓGICA, E LIVES COM EDUCADORES, PESQUISADORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DAS
PLATAFORMAS YOUTUBE E GOOGLE MEET. ENQUANTO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTAMOS EM SOARES
(2020), COLELLO (2021) E RIBEIRO (2020), ENTRE OUTROS. AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADAS,
NESSE PRIMEIRO MOMENTO DO MÓDULO DO PROGRAMA, POSSIBILITARAM A ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADEESCOLA QUE, MESMO NESTE MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, EXPERIMENTAMOS ESPAÇOS FORMATIVOS
RICOS E PERMEADOS POR OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGENS SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA,
CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, LINGUAGEM BEM COMO DA PRÓPRIA ALFABETIZAÇÃO.