ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR PADR?ES DE INTERA??ES DISCURSIVAS EM UMA AULA DE CI?NCIAS QUANDO ENSINADO O CONTE?DO DE CALOR. PARA TANTO, CONSIDERAMOS AS DISCUSS?ES EM QUE O CONCEITO DE CALOR ? DESCRITA A PARTIR DOS DISTINTOS MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR REPRESENTADOS POR CONCEP??ES QUE SE ALINHAM A VIS?ES CIENTIFICAS E N?O-CIENT?FICAS BALIZADOS NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS, PRECISAMENTE DO PERFIL CONCEITUAL DE CALOR. IGUALMENTE, UTILIZAMOS UMA FERRAMENTA PARA A AN?LISE DE INTERA??ES DISCURSIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENT?FICOS. OS ESTUDOS FORAM REALIZADOS POR MEIO DA FILMAGEM DE UMA AULA DE CI?NCIAS SOBRE O CONCEITO DE CALOR NUMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA P?BLICA DA CIDADE DE S?O RAIMUNDO NONATO, PIAU?. DIANTE DOS RESULTADOS, COMPREENDEMOS QUE A FERRAMENTA ANAL?TICA EMPREGADA PARA O DISCURSO DE CI?NCIAS ? DE GRANDE RELEV?NCIA, UMA VEZ QUE PODE DEMONSTRAR COMO O PROFESSOR DESEMPENHA SEU PAPEL DE MEDIADOR NA APRENDIZAGEM.