ESTE ARTIGO COMPÕE-SE DE UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GERADAS PELA INADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DIDÁTICA UTILIZADA NO FAZER PEDAGÓGICO, SENDO O SEU OBJETIVO GERAL O PRÓPRIO ATO DE ANALISAR ESSA PROBLEMÁTICA. ELE É RESULTANTE DE UM ESTUDO DE CASO, ENVOLVENDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTANDO-SE NAS PROPOSIÇÕES DE AUTORES COMO: GIUSTA (2013), STEFANINI; CRUZ (2006) E DINIS (2013), CARACTERIZANDO-SE TAMBÉM COMO PESQUISA APLICADA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS DESPONTOU DA REALIZAÇÃO DE UMA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA, EM QUE UMA CRIANÇA, TAMBÉM CHAMADA DE APRENDENTE, CUJA FAMÍLIA APRESENTOU QUEIXAS RELACIONADAS A SUA APRENDIZAGEM, FOI ANALISADA EM QUATRO DIMENSÕES: ORGÂNICA, COGNITIVA, PEDAGÓGICA E AFETIVO-SOCIAL, EM CONFORMIDADE COM A TEORIA EPISTÊMICA CONVERGENTE, DE JORGE VISCA. MEDIANTE TAL PROCEDIMENTO, ELABOROU-SE UM SISTEMA DE HIPÓTESES, DENTRE AS QUAIS, DUAS SE CONFIRMARAM, A SABER: INADEQUAÇÃO OU FRAGILIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E AUSÊNCIA DE ESTÍMULO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PORTANTO, A NÃO IDENTIFICAÇÃO DE APARENTES DISTÚRBIOS NA APRENDENTE EM ALUSÃO EVIDENCIOU QUE SUAS DIFICULDADES PODEM SER SANADAS POR MEIO DO COMPROMISSO ATITUDINAL FAMILIAR EM RELAÇÃO A SUA APRENDIZAGEM, BEM COMO A PARTIR DA ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA QUE LHE É DIRECIONADA NO ÂMBITO ESCOLAR, INCIDINDO NESTA ÚLTIMA MEDIDA INTERVENTIVA O TEOR DESTA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.