Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: CÉLULAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, EJA, LABORATÓRIO, MICROSCOPIA Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81405
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2695
    "inscrito_id" => 2259
    "titulo" => "A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "MUITO ALÉM DO QUE OS NOSSOS OLHOS CONSEGUEM ENXERGAR, HÁ UM MUNDO DE CURIOSIDADES, ENCANTAMENTO E INFORMAÇÃO. TAL MUNDO SE TORNA VISÍVEL POR MEIO DE INSTRUMENTOS ÓPTICOS, COMO OS MICROSCÓPIOS, QUE APRESENTAM A CAPACIDADE DE AMPLIAR IMAGENS DE OBJETOS MUITO PEQUENOS, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS FORMADORAS DOS DIFERENTES SERES VIVOS. CONTUDO, A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA É UM PARADOXO À FALTA DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ÓPTICOS ALTERNATIVOS. PARA TANTO, FOI CONSTRUÍDO UM MICROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO, UTILIZANDO MATERIAIS ENCONTRADOS EM LOJAS DE CONSTRUÇÃO E UMA LENTE DE LEITOR DE CD/DVD. COM OS ALUNOS DA EJA FOI REALIZADA A PRÁTICA DE PREPARO DE LÂMINAS COM CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, ALÉM DA VISUALIZAÇÃO DE LÂMINAS SEMIPERMANENTES. DURANTE A PRÁTICA, OS ALUNOS PUDERAM MANIPULAR MATERIAIS DE LABORATÓRIO E CONHECER O MUNDO MICROSCÓPICO, QUE LHE ERA INVISÍVEL ATÉ ENTÃO, DESPERTANDO A CURIOSIDADE, O INTERESSE PELA CIÊNCIA, E PERMITINDO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS NUNCA HAVIAM REALIZADO ESSE TIPO DE PRÁTICA NA ESCOLA, NEM MANTIDO CONTATO COM O MICROSCÓPIO. RESSALTA-SE QUE ESSE MODELO DE INSTRUMENTO ÓPTICO NÃO NECESSITA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O SEU FUNCIONAMENTO, ALÉM DE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS EM ESCOLAS COM AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "CÉLULAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, EJA, LABORATÓRIO, MICROSCOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID2259_30102021151424.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA MEDEIROS"
    "autor_email" => "marinamedeirosas@yahoo.co"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81405
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2695
    "inscrito_id" => 2259
    "titulo" => "A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "MUITO ALÉM DO QUE OS NOSSOS OLHOS CONSEGUEM ENXERGAR, HÁ UM MUNDO DE CURIOSIDADES, ENCANTAMENTO E INFORMAÇÃO. TAL MUNDO SE TORNA VISÍVEL POR MEIO DE INSTRUMENTOS ÓPTICOS, COMO OS MICROSCÓPIOS, QUE APRESENTAM A CAPACIDADE DE AMPLIAR IMAGENS DE OBJETOS MUITO PEQUENOS, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS FORMADORAS DOS DIFERENTES SERES VIVOS. CONTUDO, A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA É UM PARADOXO À FALTA DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ÓPTICOS ALTERNATIVOS. PARA TANTO, FOI CONSTRUÍDO UM MICROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO, UTILIZANDO MATERIAIS ENCONTRADOS EM LOJAS DE CONSTRUÇÃO E UMA LENTE DE LEITOR DE CD/DVD. COM OS ALUNOS DA EJA FOI REALIZADA A PRÁTICA DE PREPARO DE LÂMINAS COM CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, ALÉM DA VISUALIZAÇÃO DE LÂMINAS SEMIPERMANENTES. DURANTE A PRÁTICA, OS ALUNOS PUDERAM MANIPULAR MATERIAIS DE LABORATÓRIO E CONHECER O MUNDO MICROSCÓPICO, QUE LHE ERA INVISÍVEL ATÉ ENTÃO, DESPERTANDO A CURIOSIDADE, O INTERESSE PELA CIÊNCIA, E PERMITINDO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS NUNCA HAVIAM REALIZADO ESSE TIPO DE PRÁTICA NA ESCOLA, NEM MANTIDO CONTATO COM O MICROSCÓPIO. RESSALTA-SE QUE ESSE MODELO DE INSTRUMENTO ÓPTICO NÃO NECESSITA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O SEU FUNCIONAMENTO, ALÉM DE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS EM ESCOLAS COM AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "CÉLULAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, EJA, LABORATÓRIO, MICROSCOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID2259_30102021151424.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MEDEIROS DE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA MEDEIROS"
    "autor_email" => "marinamedeirosas@yahoo.co"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

MUITO ALÉM DO QUE OS NOSSOS OLHOS CONSEGUEM ENXERGAR, HÁ UM MUNDO DE CURIOSIDADES, ENCANTAMENTO E INFORMAÇÃO. TAL MUNDO SE TORNA VISÍVEL POR MEIO DE INSTRUMENTOS ÓPTICOS, COMO OS MICROSCÓPIOS, QUE APRESENTAM A CAPACIDADE DE AMPLIAR IMAGENS DE OBJETOS MUITO PEQUENOS, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS FORMADORAS DOS DIFERENTES SERES VIVOS. CONTUDO, A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA É UM PARADOXO À FALTA DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ÓPTICOS ALTERNATIVOS. PARA TANTO, FOI CONSTRUÍDO UM MICROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO, UTILIZANDO MATERIAIS ENCONTRADOS EM LOJAS DE CONSTRUÇÃO E UMA LENTE DE LEITOR DE CD/DVD. COM OS ALUNOS DA EJA FOI REALIZADA A PRÁTICA DE PREPARO DE LÂMINAS COM CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, ALÉM DA VISUALIZAÇÃO DE LÂMINAS SEMIPERMANENTES. DURANTE A PRÁTICA, OS ALUNOS PUDERAM MANIPULAR MATERIAIS DE LABORATÓRIO E CONHECER O MUNDO MICROSCÓPICO, QUE LHE ERA INVISÍVEL ATÉ ENTÃO, DESPERTANDO A CURIOSIDADE, O INTERESSE PELA CIÊNCIA, E PERMITINDO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS NUNCA HAVIAM REALIZADO ESSE TIPO DE PRÁTICA NA ESCOLA, NEM MANTIDO CONTATO COM O MICROSCÓPIO. RESSALTA-SE QUE ESSE MODELO DE INSTRUMENTO ÓPTICO NÃO NECESSITA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O SEU FUNCIONAMENTO, ALÉM DE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS EM ESCOLAS COM AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.