MUITO ALÉM DO QUE OS NOSSOS OLHOS CONSEGUEM ENXERGAR, HÁ UM MUNDO DE CURIOSIDADES, ENCANTAMENTO E INFORMAÇÃO. TAL MUNDO SE TORNA VISÍVEL POR MEIO DE INSTRUMENTOS ÓPTICOS, COMO OS MICROSCÓPIOS, QUE APRESENTAM A CAPACIDADE DE AMPLIAR IMAGENS DE OBJETOS MUITO PEQUENOS, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS FORMADORAS DOS DIFERENTES SERES VIVOS. CONTUDO, A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA É UM PARADOXO À FALTA DE LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR A DESCOBERTA DO MUNDO MICROSCÓPICO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ÓPTICOS ALTERNATIVOS. PARA TANTO, FOI CONSTRUÍDO UM MICROSCÓPIO DE BAIXO CUSTO, UTILIZANDO MATERIAIS ENCONTRADOS EM LOJAS DE CONSTRUÇÃO E UMA LENTE DE LEITOR DE CD/DVD. COM OS ALUNOS DA EJA FOI REALIZADA A PRÁTICA DE PREPARO DE LÂMINAS COM CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS, ALÉM DA VISUALIZAÇÃO DE LÂMINAS SEMIPERMANENTES. DURANTE A PRÁTICA, OS ALUNOS PUDERAM MANIPULAR MATERIAIS DE LABORATÓRIO E CONHECER O MUNDO MICROSCÓPICO, QUE LHE ERA INVISÍVEL ATÉ ENTÃO, DESPERTANDO A CURIOSIDADE, O INTERESSE PELA CIÊNCIA, E PERMITINDO A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS NUNCA HAVIAM REALIZADO ESSE TIPO DE PRÁTICA NA ESCOLA, NEM MANTIDO CONTATO COM O MICROSCÓPIO. RESSALTA-SE QUE ESSE MODELO DE INSTRUMENTO ÓPTICO NÃO NECESSITA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O SEU FUNCIONAMENTO, ALÉM DE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AS AULAS EM ESCOLAS COM AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.