O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE PRODUÇÃO DE CADERNOS TEMÁTICOS ESTRUTURANTES EM CONSONÂNCIA COM A BNCC E CURRÍCULO BAHIA, COMO DOCUMENTOS NORTEADORES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA NARRATIVA DE NATUREZA INVESTIGATIVA TENDO COMO FOCO AS REFLEXÕES DOS PROFESSORES CURSISTAS E SUAS IMPRESSÕES EM RELAÇÃO À REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE, COMO PARTE INTEGRANTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CIÊNCIA É 10 (IFBA/UAB). A COLETA DOS DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO, CONVERSAS E FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DO CURSO NO ANO DE 2021. CONSIDERAMOS A ATIVIDADE EXITOSA, QUE ENVOLVEU AUTORIA, PROTAGONISMO DOCENTE E CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS CADERNOS TEMÁTICOS DE FORMA COLABORATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.