ABORDA-SE NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DA FORMA COMO A PESSOA SURDA É ASSISTIDA NO
MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI. OBJETIVOU-SE ATRAVÉS DESSA BUSCA POR INFORMAÇÕES, DE FORMA GERAL, CONHECER
AS ASSERTIVAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AS PESSOAS CONSIDERADAS SURDAS, DESTACANDO QUE AO LONGO DOS
ANOS FORAM DEIXADOS À MARGEM, MAS QUE ATRAVÉS DOS AVANÇOS, LEIS E DECRETOS QUE OS ASSEGURAM, PODEM
SER VISTAS SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU COMPREENDER COMO OCORRE A BUSCA E
INCLUSÃO DA PESSOA SURDA ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E ANALISAR OS PROCESSOS
FORMATIVOS E ATUAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. DIANTE DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS COMO SITUAÇÕES
PROBLEMAS: QUEM SÃO OS SURDOS NA CIDADE DE CORRENTE-PI? ELES ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA OU
“ESCONDIDOS” EM CASA? COMO ESTÃO SENDO ASSISTIDOS? ESTÁ COMUNIDADE TEM SIDO INCLUÍDA NAS ESCOLAS?
AMBOS RECEBEM O ATENDIMENTO ESPECIAL INDIVIDUALIZADO? EXISTE UM PROFESSOR DE LIBRAS PARA ENSINÁ-LOS
A COMUNICAR ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS? COMO OCORRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL? ESTA
PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA DA EFETIVIDADE DO
DESPERTAMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA OS SURDOS NA CIDADE CAMPO DE PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO E
ANÁLISES OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS
ATUANTES NAS ÁREA SOCIAL E EDUCACIONAL. OS RESULTADOS ATÉ AQUI EVIDENCIARAM QUE O MUNICÍPIO CAMINHA
EM PASSOS LENTOS, ALÉM DE SER POSSÍVEL VER FALHAS E AS POUCAS AÇÕES QUE SÃO FEITAS PARA
TRAZER AS PESSOAS SURDAS PARA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR.