Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES NAS MÃOS ECOAM COMUNICAÇÃO: COMO OS SURDOSSÃO ASSISTIDOS EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, PESSOA SURDA, SURDEZ, LIBRAS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      ABORDA-SE NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DA FORMA COMO A PESSOA SURDA É ASSISTIDA NO\r\n
      MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI. OBJETIVOU-SE ATRAVÉS DESSA BUSCA POR INFORMAÇÕES, DE FORMA GERAL, CONHECER\r\n
      AS ASSERTIVAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AS PESSOAS CONSIDERADAS SURDAS, DESTACANDO QUE AO LONGO DOS\r\n
      ANOS FORAM DEIXADOS À MARGEM, MAS QUE ATRAVÉS DOS AVANÇOS, LEIS E DECRETOS QUE OS ASSEGURAM, PODEM\r\n
      SER VISTAS SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU COMPREENDER COMO OCORRE A BUSCA E\r\n
      INCLUSÃO DA PESSOA SURDA ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E ANALISAR OS PROCESSOS\r\n
      FORMATIVOS E ATUAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. DIANTE DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS COMO SITUAÇÕES\r\n
      PROBLEMAS: QUEM SÃO OS SURDOS NA CIDADE DE CORRENTE-PI? ELES ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA OU\r\n
      “ESCONDIDOS” EM CASA? COMO ESTÃO SENDO ASSISTIDOS? ESTÁ COMUNIDADE TEM SIDO INCLUÍDA NAS ESCOLAS?\r\n
      AMBOS RECEBEM O ATENDIMENTO ESPECIAL INDIVIDUALIZADO? EXISTE UM PROFESSOR DE LIBRAS PARA ENSINÁ-LOS\r\n
      A COMUNICAR ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS? COMO OCORRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL? ESTA\r\n
      PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA DA EFETIVIDADE DO\r\n
      DESPERTAMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA OS SURDOS NA CIDADE CAMPO DE PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO E\r\n
      ANÁLISES OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS\r\n
      ATUANTES NAS ÁREA SOCIAL E EDUCACIONAL. OS RESULTADOS ATÉ AQUI EVIDENCIARAM QUE O MUNICÍPIO CAMINHA\r\n
      EM PASSOS LENTOS, ALÉM DE SER POSSÍVEL VER FALHAS E AS POUCAS AÇÕES QUE SÃO FEITAS PARA\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ABORDA-SE NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DA FORMA COMO A PESSOA SURDA É ASSISTIDA NO MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI. OBJETIVOU-SE ATRAVÉS DESSA BUSCA POR INFORMAÇÕES, DE FORMA GERAL, CONHECER AS ASSERTIVAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AS PESSOAS CONSIDERADAS SURDAS, DESTACANDO QUE AO LONGO DOS ANOS FORAM DEIXADOS À MARGEM, MAS QUE ATRAVÉS DOS AVANÇOS, LEIS E DECRETOS QUE OS ASSEGURAM, PODEM SER VISTAS SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU COMPREENDER COMO OCORRE A BUSCA E INCLUSÃO DA PESSOA SURDA ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E ANALISAR OS PROCESSOS FORMATIVOS E ATUAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. DIANTE DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS COMO SITUAÇÕES PROBLEMAS: QUEM SÃO OS SURDOS NA CIDADE DE CORRENTE-PI? ELES ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA OU “ESCONDIDOS” EM CASA? COMO ESTÃO SENDO ASSISTIDOS? ESTÁ COMUNIDADE TEM SIDO INCLUÍDA NAS ESCOLAS? AMBOS RECEBEM O ATENDIMENTO ESPECIAL INDIVIDUALIZADO? EXISTE UM PROFESSOR DE LIBRAS PARA ENSINÁ-LOS A COMUNICAR ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS? COMO OCORRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL? ESTA PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA DA EFETIVIDADE DO DESPERTAMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA OS SURDOS NA CIDADE CAMPO DE PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO E ANÁLISES OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS ATUANTES NAS ÁREA SOCIAL E EDUCACIONAL. OS RESULTADOS ATÉ AQUI EVIDENCIARAM QUE O MUNICÍPIO CAMINHA EM PASSOS LENTOS, ALÉM DE SER POSSÍVEL VER FALHAS E AS POUCAS AÇÕES QUE SÃO FEITAS PARA TRAZER AS PESSOAS SURDAS PARA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR.

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