NO PRESENTE TRABALHO FORAM ANALISADAS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS LICENCIADOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS DE CHAPADINHA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, BUSCANDO INVESTIGAR O PERFIL DOS ESTAGIÁRIOS, A CONCEPÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE UTILIZAM NO DECORRER DO ESTÁGIO. A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E CONDUZIDA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2016), QUE ATRAVÉS DO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO FOI POSSÍVEL COMPREENDER O CONTEXTO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, BEM COMO SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA, ALÉM DO PERFIL DO FUTURO DOCENTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE MUITOS ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE TÊM INTERESSE POR ESSA ÁREA PROFISSIONAL DEVIDO A BUSCA POR BOAS CONDIÇÕES DE VIDA, O QUE ENVOLVE DESEMPENHO PROFISSIONAL SATISFATÓRIO. EM VIRTUDE DA COMPREENSÃO DA AÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MUITOS DOS ENTREVISTADOS, ESTES PODERÃO ATUAR COMO PROFESSORES EM BUSCA CONSTANTE POR NOVAS ESTRATÉGIAS QUE VISAM SOLUCIONAR EVENTUAIS PROBLEMAS DE ENSINO APRENDIZAGEM A PARTIR DA AÇÃO REFLEXIVA. PORÉM, EXISTEM AQUELES ESTAGIÁRIOS QUE USAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA SE LIMITANDO NO FAZER POR FAZER. TER CONSCIÊNCIA DA AÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUA FINALIDADE, FAVORECE A FLEXIBILIDADE DA PRÁTICA E A REFLEXÃO DE TODAS AS SUAS AÇÕES, NO ENTANTO, A FALTA DESSE ENTENDIMENTO NO AMBIENTE ONDE ESTÁ SENDO REALIZADO O ESTÁGIO COMPROMETE DE FORMA NEGATIVA A AÇÃO DO ESTAGIÁRIO NO ATO DE ENSINAR.