NESTE TRABALHO, TEM-SE POR OBJETIVO, INVESTIGAR E DEMOSTRAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO
ESCOLAR, COMPREENDENDO SUA FUNCIONALIDADE, APOIO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS QUE FAZEM A ESCOLA,
GARANTINDO ASSIM, O BOM DESEMPENHO E FUNCIONAMENTO DA MESMA. ESTA PESQUISA É DE CARÁTER
QUALITATIVA E MÉTODO DEDUTIVO. FORAM UTILIZADOS COMO PROCESSO METODOLÓGICO A REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA, ANALISE DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO, NA QUAL FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM
QUESTÕES OBJETIVAS E ABERTAS AO GESTOR DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA
PARAÍBA. NA ESCOLA ESCOLHIDA CONSTATOU QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM PARTE, BUSCA VALORIZAR OS
PENSAMENTOS DE TODOS OS QUE DESEJAM UMA EDUCAÇÃO MELHOR, MAS TEM A CONSCIÊNCIA QUE É
PRECISO ENFRENTAR DESAFIOS, POIS, PERCEBE-SE QUE ATÉ HOJE O PROCESSO PARA IMPLANTAR A
DEMOCRATIZAÇÃO NO INTERIOR DA ESCOLA AINDA ENCONTRA MUITOS OBSTÁCULOS, AFINAL, NÃO É POSSÍVEL
PENSAR EM DEMOCRACIA SEM QUE OS SUJEITOS SE TORNEM CONSCIENTES PARA EXERCER ESTA PRÁTICA.
PORTANTO ESPERA-SE COM ESSA PESQUISA CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO
DEMOCRÁTICA PARTICIPAVA NO ÂMBITO ESCOLAR.