A CONTEXTUALIZA??O DOS CONTE?DOS ESCOLARES E SUA APLICABILIDADE ? REALIDADE DO ESTUDANTE TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO AO PROFESSOR ATUANTE NA REDE B?SICA DA EDUCA??O. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA METODOL?GICA PARA SE DESENVOLVER OS CONCEITOS E APLICA??ES DA MATEM?TICA FINANCEIRA A PARTIR DE SITUA??ES REAIS, CUJO FOCO, SEJA AUMENTAR A CAPACIDADE DO ESTUDANTE, ENQUANTO CONSUMIDOR, EM DECIDIR NUMA SITUA??O DE COMPRA A MELHOR OP??O PARA SI. EM BUSCA DESTE OBJETIVO, FORAM TRA?ADAS ESTRAT?GIAS QUE POSSIBILITARAM O ENSINO E/OU APRENDIZAGEM A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TE?RICOS COMO EMBASAMENTO PARA LIGAR QUEST?ES DO COTIDIANO, COMO SITUA??ES SIMULADAS DE COMPRAS ASSIM COMO DEBATE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA FORMA DE PAGAMENTO, COM OS CONTE?DOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA. A APLICA??O DESTA EXPERI?NCIA FOI UMA OFICINA PEDAG?GICA REALIZADA COM OS ALUNOS DA 2? S?RIE DO ENSINO M?DIO DO COL?GIO ESTADUAL PROFESSOR GERALDO RIBEIRO DA SILVA, LOCALIZADO NA REGI?O METROPOLITANA DE GOI?NIA, GOI?S. A PARTIR DAS SITUA??ES PROBLEMAS PROPOSTOS FOI POSITIVO OBSERVAR O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ESTUDANTES NAS DISCUSS?ES E CONCLUS?ES SOBRE O ASSUNTO. PORTANTO, UMA AN?LISE QUE PODE SER FEITA DIANTE DO EXPOSTO ? QUE, O PAPEL DO PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS PRECISA ESTAR EM COMPASSO COM METODOLOGIAS ATIVAS E PRINCIPALMENTE, COLOCAR O ESTUDANTE COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL.