NOVAS POSSIBILIDADES EM ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO: PROPOSTAS PARA EXERCÍCIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81434 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2798 "inscrito_id" => 9288 "titulo" => "NOVAS POSSIBILIDADES EM ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO: PROPOSTAS PARA EXERCÍCIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ESTUDO DA LINGUAGEM DO DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. AO APRESENTAR-SE COMO BASE PARA OUTRAS DISCIPLINAS, O DESENHO ARQUITETÔNICO COMUMENTE ENCONTRA-SE NA ETAPA INICIAL DA GRADE CURRICULAR, SENDO UMA DISCIPLINA INTIMIDADORA POR REQUISITAR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS AOS QUAIS A EXPRESSIVA QUANTIDADE DE ESTUDANTES NÃO TEM ACESSO ATUALMENTE. COM AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO GANHOU OUTRAS NUANCES EM SEU IMPLEMENTO, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR CONTEÚDOS DIANTE DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ISOLAMENTO E DA INACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES, QUE DISPUNHAM NO MÁXIMO DE UM CELULAR PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO, ASSISTIR ÀS AULAS E EXECUTAR AS ATIVIDADES. NESTE ARTIGO MOSTRAM-SE EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO PROPOSTAS NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA MINISTRADA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS PATOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO LETIVO 2021. AS PROPOSTAS SÃO FRUTOS DO PROJETO DE PESQUISA ENSINAR DESENHO ANO II QUE TEM COMO OBJETIVO OFERECER UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APLICÁVEL A DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UTILIZANDO A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRINCÍPIO NORTEADOR. A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTADO NO ARTIGO FOI DIVIDIDA EM TRÊS FASES: 1) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA – SOBRE AVALIAÇÃO, DIDÁTICA E ENSINO E APRENDIZAGEM DE DESENHO ARQUITETÔNICO; 2) EXAME DE DISCIPLINAS – ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO LECIONADAS NO ANO 2020 E 3) PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS – DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO E MECANISMOS FACILITADORES DA CORREÇÃO (AINDA SOB AVALIAÇÃO, NÃO MOSTRADOS AQUI)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "DESENHO ARQUITETÔNICO, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, AVALIAÇÃO MEDIADORA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID9288_02112021201959.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA ARAUJO NUNES" "autor_nome_curto" => "ANGELA NUNES" "autor_email" => "angela.nunes@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81434 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2798 "inscrito_id" => 9288 "titulo" => "NOVAS POSSIBILIDADES EM ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO: PROPOSTAS PARA EXERCÍCIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ESTUDO DA LINGUAGEM DO DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. AO APRESENTAR-SE COMO BASE PARA OUTRAS DISCIPLINAS, O DESENHO ARQUITETÔNICO COMUMENTE ENCONTRA-SE NA ETAPA INICIAL DA GRADE CURRICULAR, SENDO UMA DISCIPLINA INTIMIDADORA POR REQUISITAR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS AOS QUAIS A EXPRESSIVA QUANTIDADE DE ESTUDANTES NÃO TEM ACESSO ATUALMENTE. COM AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO GANHOU OUTRAS NUANCES EM SEU IMPLEMENTO, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR CONTEÚDOS DIANTE DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ISOLAMENTO E DA INACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES, QUE DISPUNHAM NO MÁXIMO DE UM CELULAR PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO, ASSISTIR ÀS AULAS E EXECUTAR AS ATIVIDADES. NESTE ARTIGO MOSTRAM-SE EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO PROPOSTAS NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA MINISTRADA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS PATOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO LETIVO 2021. AS PROPOSTAS SÃO FRUTOS DO PROJETO DE PESQUISA ENSINAR DESENHO ANO II QUE TEM COMO OBJETIVO OFERECER UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APLICÁVEL A DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UTILIZANDO A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRINCÍPIO NORTEADOR. A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTADO NO ARTIGO FOI DIVIDIDA EM TRÊS FASES: 1) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA – SOBRE AVALIAÇÃO, DIDÁTICA E ENSINO E APRENDIZAGEM DE DESENHO ARQUITETÔNICO; 2) EXAME DE DISCIPLINAS – ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO LECIONADAS NO ANO 2020 E 3) PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS – DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO E MECANISMOS FACILITADORES DA CORREÇÃO (AINDA SOB AVALIAÇÃO, NÃO MOSTRADOS AQUI)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "DESENHO ARQUITETÔNICO, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, AVALIAÇÃO MEDIADORA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID9288_02112021201959.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA ARAUJO NUNES" "autor_nome_curto" => "ANGELA NUNES" "autor_email" => "angela.nunes@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }