O ESTUDO DA LINGUAGEM DO DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. AO APRESENTAR-SE COMO BASE PARA OUTRAS DISCIPLINAS, O DESENHO ARQUITETÔNICO COMUMENTE ENCONTRA-SE NA ETAPA INICIAL DA GRADE CURRICULAR, SENDO UMA DISCIPLINA INTIMIDADORA POR REQUISITAR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS AOS QUAIS A EXPRESSIVA QUANTIDADE DE ESTUDANTES NÃO TEM ACESSO ATUALMENTE. COM AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO GANHOU OUTRAS NUANCES EM SEU IMPLEMENTO, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR CONTEÚDOS DIANTE DAS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ISOLAMENTO E DA INACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES, QUE DISPUNHAM NO MÁXIMO DE UM CELULAR PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO, ASSISTIR ÀS AULAS E EXECUTAR AS ATIVIDADES. NESTE ARTIGO MOSTRAM-SE EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO PROPOSTAS NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA MINISTRADA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS PATOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO LETIVO 2021. AS PROPOSTAS SÃO FRUTOS DO PROJETO DE PESQUISA ENSINAR DESENHO ANO II QUE TEM COMO OBJETIVO OFERECER UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APLICÁVEL A DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, UTILIZANDO A AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO PRINCÍPIO NORTEADOR. A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTADO NO ARTIGO FOI DIVIDIDA EM TRÊS FASES: 1) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA – SOBRE AVALIAÇÃO, DIDÁTICA E ENSINO E APRENDIZAGEM DE DESENHO ARQUITETÔNICO; 2) EXAME DE DISCIPLINAS – ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO ARQUITETÔNICO LECIONADAS NO ANO 2020 E 3) PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS – DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO E MECANISMOS FACILITADORES DA CORREÇÃO (AINDA SOB AVALIAÇÃO, NÃO MOSTRADOS AQUI).