O PRESENTE ARTIGO ABORDA A REPRESENTAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM FILMES QUE CORRESPONDEM AOS PADRÕES DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL ESTADUNIDENSE, HEGEMÔNICA EM PRATICAMENTE TODO O MUNDO. PARTIMOS DOS PRESSUPOSTOS DE QUE A IDENTIDADE DOCENTE É CONSTITUÍDA SOB A INFLUÊNCIA, ENTRE OUTRAS COISAS, DAS REPRESENTAÇÕES ACERCA DA DOCÊNCIA VEICULADAS PELOS MEDIA E DE QUE ESSAS MESMAS REPRESENTAÇÕES CONSTITUEM UM DISCURSO DE MATRIZ COLONIAL, UMA VEZ QUE CORRESPONDEM A EXPECTATIVAS E VALORES QUE PRETENDEM SER UNIVERSAIS, IGNORANDO AS ESPECIFICIDADES HISTÓRICAS E AS DEMANDAS SOCIAIS DOS PAÍSES PERIFÉRICOS E DAS POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. A PARTIR DE FILMES CRITERIOSAMENTE SELECIONADOS E REPRESENTATIVOS, APRESENTAMOS UMA TIPOLOGIA DE PROFESSORADO BASEADA NO MODELO ELABORADO POR JOSÉ CONTRERAS (2011), APONTANDO POSSÍVEIS CONTRADIÇÕES ENTRE OS MODELOS APRESENTADOS NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS E AS REALIDADES ENFRENTADAS NO DIA A DIA PELOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.