RESUMO
O PRESENTE ARTIGO, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PROPÕE REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DAS INICIATIVAS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DE INDUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, AQUI ENTENDIDA COMO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, COMO ESTRATÉGIAS PARA TENTAR MINIMIZAR OU SANAR A PROBLEMÁTICA DA BAIXA QUALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE APRESENTAM BAIXOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, BUSCAR-SE-Á, A LUZ DO PENSAMENTO DE DIFERENTES TEÓRICOS, APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS À RESPEITO DESSAS PROPOSTAS, TENDO COMO FOCO À QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, PARA TENTAR COMPREENDER COMO ESSAS INICIATIVAS PODERIAM (OU NÃO) CONTRIBUIR PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE, ELEVAR OS NÍVEIS DE ALFABETISMO, DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS SUPRACITADAS, PROMOVENDO À TRANSFORMAÇÃO POSITIVA DESSA REALIDADE EDUCATIVA.