Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CELULAR ADVENTURE: UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS, IMUNOLOGIA, FERRAMENTAS DE APOIO EDUCACIONAL, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80633
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1575
    "inscrito_id" => 7728
    "titulo" => "CELULAR ADVENTURE: UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "CELULAR AVENTURE ? UM JOGO DIGITAL DO G?NERO DE A??O E PLATAFORMA 2D, PRODUZIDO QUE TOMA COMO TEM?TICA OS CONTE?DOS DE BIOLOGIA E IMUNOLOGIA, ONDE O JOGADOR CONTROLA DIFERENTES C?LULAS DO SISTEMA IMUNOL?GICO HUMANO NO COMBATE ? V?RUS, BACT?RIAS E OUTRAS AMEA?AS ? SA?DE NO DECORRER DE FASES AMBIENTADAS EM DIFERENTES ?RG?OS HUMANOS, ENQUANTO EXPLORA E APRENDE O FUNCIONAMENTO DO CORPO DE FORMA L?DICA, DESAFIADORA E INSTIGANTE. CONCEBIDO COM O INTUITO DE INCENTIVAR O USO DE FERRAMENTAS ALTERNATIVAS NA SALA DE AULA, EM DETRIMENTO DE M?TODOS PURAMENTE EXPOSITIVOS QUE DIFICULTAM A ASSIMILA??O DO CONTE?DO, O JOGO BUSCA INCITAR, ATRAV?S DA EXPERI?NCIA DE JOGAR, O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTE?DOS ACAD?MICOS ABORDADOS. OBSERVAMOS QUE OS JOGOS DIGITAIS, POR NATUREZA, DEPENDEM DE UM BOM DESIGN PARA ENSINAR AS DIVERSAS FUNCIONALIDADES E COMPORTAMENTOS DO JOGO, FATOR QUE PODE SER EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA UNITY ENGINE, UTILIZANDO GR?FICOS EM PIXELART E A LINGUAGEM DE PROGRAMA??O C#. ATUALMENTE, O JOGO CONTA COM QUATRO FASES, CADA UMA COM SEU CONJUNTO ESPEC?FICO DE INIMIGOS, DIFERENTES CEN?RIOS E UM PERSONAGEM JOG?VEL EXCLUSIVO. CADA UM DESSES ELEMENTOS POSSUI VISUAIS E FUNCIONALIDADES INSPIRADAS NO COMPORTAMENTO REAL QUE REPRESENTAM NO ORGANISMO, NO INTUITO DE N?O APENAS GUIAR O JOGADOR, MAS SIM IMERGI-LO NO UNIVERSO A SER TRABALHADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS, IMUNOLOGIA, FERRAMENTAS DE APOIO EDUCACIONAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID9354_29072021205043.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI MATIAS SOARES GENUINO"
    "autor_nome_curto" => "MATIAS, DAVI"
    "autor_email" => "davimatiassg@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS NOVA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80633
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1575
    "inscrito_id" => 7728
    "titulo" => "CELULAR ADVENTURE: UM JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "CELULAR AVENTURE ? UM JOGO DIGITAL DO G?NERO DE A??O E PLATAFORMA 2D, PRODUZIDO QUE TOMA COMO TEM?TICA OS CONTE?DOS DE BIOLOGIA E IMUNOLOGIA, ONDE O JOGADOR CONTROLA DIFERENTES C?LULAS DO SISTEMA IMUNOL?GICO HUMANO NO COMBATE ? V?RUS, BACT?RIAS E OUTRAS AMEA?AS ? SA?DE NO DECORRER DE FASES AMBIENTADAS EM DIFERENTES ?RG?OS HUMANOS, ENQUANTO EXPLORA E APRENDE O FUNCIONAMENTO DO CORPO DE FORMA L?DICA, DESAFIADORA E INSTIGANTE. CONCEBIDO COM O INTUITO DE INCENTIVAR O USO DE FERRAMENTAS ALTERNATIVAS NA SALA DE AULA, EM DETRIMENTO DE M?TODOS PURAMENTE EXPOSITIVOS QUE DIFICULTAM A ASSIMILA??O DO CONTE?DO, O JOGO BUSCA INCITAR, ATRAV?S DA EXPERI?NCIA DE JOGAR, O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTE?DOS ACAD?MICOS ABORDADOS. OBSERVAMOS QUE OS JOGOS DIGITAIS, POR NATUREZA, DEPENDEM DE UM BOM DESIGN PARA ENSINAR AS DIVERSAS FUNCIONALIDADES E COMPORTAMENTOS DO JOGO, FATOR QUE PODE SER EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA UNITY ENGINE, UTILIZANDO GR?FICOS EM PIXELART E A LINGUAGEM DE PROGRAMA??O C#. ATUALMENTE, O JOGO CONTA COM QUATRO FASES, CADA UMA COM SEU CONJUNTO ESPEC?FICO DE INIMIGOS, DIFERENTES CEN?RIOS E UM PERSONAGEM JOG?VEL EXCLUSIVO. CADA UM DESSES ELEMENTOS POSSUI VISUAIS E FUNCIONALIDADES INSPIRADAS NO COMPORTAMENTO REAL QUE REPRESENTAM NO ORGANISMO, NO INTUITO DE N?O APENAS GUIAR O JOGADOR, MAS SIM IMERGI-LO NO UNIVERSO A SER TRABALHADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS, IMUNOLOGIA, FERRAMENTAS DE APOIO EDUCACIONAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID9354_29072021205043.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI MATIAS SOARES GENUINO"
    "autor_nome_curto" => "MATIAS, DAVI"
    "autor_email" => "davimatiassg@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS NOVA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

CELULAR AVENTURE ? UM JOGO DIGITAL DO G?NERO DE A??O E PLATAFORMA 2D, PRODUZIDO QUE TOMA COMO TEM?TICA OS CONTE?DOS DE BIOLOGIA E IMUNOLOGIA, ONDE O JOGADOR CONTROLA DIFERENTES C?LULAS DO SISTEMA IMUNOL?GICO HUMANO NO COMBATE ? V?RUS, BACT?RIAS E OUTRAS AMEA?AS ? SA?DE NO DECORRER DE FASES AMBIENTADAS EM DIFERENTES ?RG?OS HUMANOS, ENQUANTO EXPLORA E APRENDE O FUNCIONAMENTO DO CORPO DE FORMA L?DICA, DESAFIADORA E INSTIGANTE. CONCEBIDO COM O INTUITO DE INCENTIVAR O USO DE FERRAMENTAS ALTERNATIVAS NA SALA DE AULA, EM DETRIMENTO DE M?TODOS PURAMENTE EXPOSITIVOS QUE DIFICULTAM A ASSIMILA??O DO CONTE?DO, O JOGO BUSCA INCITAR, ATRAV?S DA EXPERI?NCIA DE JOGAR, O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTE?DOS ACAD?MICOS ABORDADOS. OBSERVAMOS QUE OS JOGOS DIGITAIS, POR NATUREZA, DEPENDEM DE UM BOM DESIGN PARA ENSINAR AS DIVERSAS FUNCIONALIDADES E COMPORTAMENTOS DO JOGO, FATOR QUE PODE SER EMPREGADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA UNITY ENGINE, UTILIZANDO GR?FICOS EM PIXELART E A LINGUAGEM DE PROGRAMA??O C#. ATUALMENTE, O JOGO CONTA COM QUATRO FASES, CADA UMA COM SEU CONJUNTO ESPEC?FICO DE INIMIGOS, DIFERENTES CEN?RIOS E UM PERSONAGEM JOG?VEL EXCLUSIVO. CADA UM DESSES ELEMENTOS POSSUI VISUAIS E FUNCIONALIDADES INSPIRADAS NO COMPORTAMENTO REAL QUE REPRESENTAM NO ORGANISMO, NO INTUITO DE N?O APENAS GUIAR O JOGADOR, MAS SIM IMERGI-LO NO UNIVERSO A SER TRABALHADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.