ESTE ESTUDO BUSCOU LEVANTAR UMA POSSIBILIDADE DE PESQUISA REFERENTE AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL NA CONSTITUIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE NA LITERATURA. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ADOTADOS NESTA CONSTRUÇÃO TEÓRICA REFEREM-SE ÀS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO FREIRE (1998), TARDIF (2012), GHEDIN (2009), NÓVOA (1992), PIMENTA (1999) E VASCONCELOS (2016). COMO PROPOSTA METODOLÓGICA, UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA (ANDRÉ; LÜDKE, 1986) E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA NA CATALOGAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) O ANO DE 2020 QUE PUDESSEM DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS. FORAM ENCONTRADOS CINCO (5) TRABALHOS QUE ABORDAM ESSE CONTEXTO, MAS QUE NÃO ESTABELECEM RELAÇÕES DIRETAS COM OS SABERES DOCENTES, DEIXANDO EVIDENTE A NECESSIDADE DE PESQUISAS QUE ABORDEM A FORMAÇÃO RECEBIDA PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE CONSTRUÇÃO DESSES SABERES COM A REALIDADE EDUCACIONAL NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA/DA AMAZÔNIA.