DOS TEMAS DA BIOLOGIA DISCUTIDOS NO ENSINO MÉDIO, O CONTEÚDO A ORIGEM DA VIDA NA TERRA REPRESENTA UM DOS MAIS COMPLEXOS E POLÊMICOS. AQUI, APRESENTAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) SOBRE O TEMA; PAUTADA NO ENSINO INVESTIGATIVO, A SD TEVE O OBJETIVO DE PROPICIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ESTUDANTES, DE MODO QUE PUDESSEM IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CONTEÚDO, LEVANTANDO QUESTÕES E REFLETINDO SOBRE HIPÓTESES QUE ELES MESMO CRIARAM. PARA TANTO, A SD FOI APLICADA EM SEIS MOMENTOS E NO FINAL UMA RADIONOVELA FOI PRODUZIDA. ESTA FERRAMENTA POSSIBILITOU AOS DISCENTES COMPREENDER O CONTEÚDO BIOLÓGICO DE MANEIRA INVESTIGATIVA, LÚDICA E CRIATIVA, PROMOVEU O PROTAGONISMO SEU PROTAGONISMO E AUMENTOU A INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES NA BUSCA PELOS SABERES, COMPREENDIDOS EM GRUPO.