ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, DESDE OS MOVIMENTOS AOS MARCOS LEGAIS QUE IMPULSIONARAM A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS INTEGRAIS NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR O STATUS DESSA IMPLANTAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARA ISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, REVISÕES DE LITERATURA E PESQUISAS DOCUMENTAIS REFERENTE A LEIS E PORTARIAS DO MEC, QUE VERSÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO FOMENTO A EXTENSÃO DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR. NO QUE TANGE À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSE TRABALHO, FAZEMOS USO DE AUTORES QUE INTEGRAM O GRUPO DOS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, COMO, MOLL (2012 E 2010) E GADOTTI (2010 E 2011). POR FIM, IDENTIFICAMOS QUE ALGUNS ESTADOS APRESENTAM UM SIGNIFICATIVO AUMENTO NA OFERTA DE ESCOLAS E MATRICULAS EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL, PORÉM, DIANTE DE TODAS AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO), OBSERVAMOS QUE OS DADOS SÃO ALARMANTES, DISTANTES DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.