O PRESENTE ESTUDO BUSCA INSERIR A FERRAMENTA SOCRATIVE COM O INTUITO DE MUDAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA RELACIONANDO A TECNOLOGIA COM O LÚDICO, COM OBJETIVO DE OBSERVAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS VISTOS E AO MESMO TEMPO INTRODUZIR UMA NOVA METODOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TEODORICO TELES DE QUENTAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CRATO-CE, ASSIM É PERCEPTÍVEL QUE O USO DESSA PLATAFORMA DESPERTA UM GRANDE INTERESSE NOS ESTUDANTES, POIS ELA TRAZ A GAMIFICAÇÃO E TRANSFORMA AQUELA AULA MECANIZADA. DESSE MODO, A PESQUISA NOS MOSTRA EFETIVIDADE COM A UTILIZAÇÃO DO SOCRATIVE NAS AULAS DE QUÍMICA, JÁ QUE, A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS SENTIU-SE MOTIVADOS A REALIZAR AS ATIVIDADES. PORTANTO, AFIRMAMOS QUE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A INCLUSÃO DE NOVAS METODOLOGIAS, AUXILIANDO/FACILITANDO O TRABALHO DO PROFESSOR NO PROCESSO AVALIATIVO COM ELABORAÇÃO DE QUESTÃO COM USO DE IMAGENS, CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA PARA AMPLIAR CADA VEZ MAIS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.