OS MOVIMENTOS SOCIAIS PODEM OFERECER UMA INFINIDADE DE ARGUMENTOS PARA SEREM CONTEXTUALIZADOS
COM OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS, PODENDO SER HISTÓRIA, A GEOGRAFIA, A LÍNGUA PORTUGUESA, A EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA, ALÉM DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCN, DOS CONTEXTOS DAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-DCNS, QUE PERMITIU UM CURRÍCULO MAIS
DIVERSIFICADO, AMPLO, REAL E DENTRO DO ÂMBITO SOCIAL. OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEMPRE EXISTIRAM, NAS
ÁREAS MAIS REMOTAS DO PLANETA E DESDE O SURGIMENTO DO HOMEM. ALGUMAS OBTIVERAM REPERCUSSÃO E
RESULTADOS, OUTRAS CONTINUAM ASPIRANDO AS SUAS CONQUISTAS. OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A HISTÓRIA SOCIAL
DO HOMEM SEMPRE FORAM PARALELAS MAS TAMBÉM TRANSVERSAIS E ATÉ DIVERGENTE, DEPENDENDO DA
SOCIEDADE E DA AÇÃO DOS GRUPOS DOMINANTES. PORTANTO NÃO IMPORTA SE O ALUNO MORA NO CAMPO, NA
CIDADE, SE É IMIGRANTE, ITINERANTE, QUILOMBOLA OU DE TRIBO INDÍGENA. COMO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DECLARAMOS QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM SER PRESENTES DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PASSANDO PELO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE, CHEGANDO À GRADUAÇÃO. OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM ESTAR INSERIDOS NO
CONTEXTO DAS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE QUANDO A ESCOLA ESTÁ INSERIDA EM UMA COMUNIDADE COMPLEXA,
RESSALTANDO NO TURNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, PESSOAS QUE JÁ FORAM EXCLUÍDAS, LOGO MAIS
UM MOTIVO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS.