A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA UNIDADE COMPLEXA:
UM CURRÍCULO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS
MOVIMENTOS SOCIAIS PARA ARTICULAR UM CURRÍCULO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 4988 "titulo" => """ A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA UNIDADE COMPLEXA:\r\n UM CURRÍCULO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS\r\n MOVIMENTOS SOCIAIS PARA ARTICULAR UM CURRÍCULO """ "resumo" => """ OS MOVIMENTOS SOCIAIS PODEM OFERECER UMA INFINIDADE DE ARGUMENTOS PARA SEREM CONTEXTUALIZADOS\r\n COM OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS, PODENDO SER HISTÓRIA, A GEOGRAFIA, A LÍNGUA PORTUGUESA, A EDUCAÇÃO\r\n ARTÍSTICA, ALÉM DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCN, DOS CONTEXTOS DAS\r\n DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-DCNS, QUE PERMITIU UM CURRÍCULO MAIS\r\n DIVERSIFICADO, AMPLO, REAL E DENTRO DO ÂMBITO SOCIAL. OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEMPRE EXISTIRAM, NAS\r\n ÁREAS MAIS REMOTAS DO PLANETA E DESDE O SURGIMENTO DO HOMEM. ALGUMAS OBTIVERAM REPERCUSSÃO E\r\n RESULTADOS, OUTRAS CONTINUAM ASPIRANDO AS SUAS CONQUISTAS. OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A HISTÓRIA SOCIAL\r\n DO HOMEM SEMPRE FORAM PARALELAS MAS TAMBÉM TRANSVERSAIS E ATÉ DIVERGENTE, DEPENDENDO DA\r\n SOCIEDADE E DA AÇÃO DOS GRUPOS DOMINANTES. PORTANTO NÃO IMPORTA SE O ALUNO MORA NO CAMPO, NA\r\n CIDADE, SE É IMIGRANTE, ITINERANTE, QUILOMBOLA OU DE TRIBO INDÍGENA. COMO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO\r\n DECLARAMOS QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM SER PRESENTES DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PASSANDO PELO\r\n ENSINO PROFISSIONALIZANTE, CHEGANDO À GRADUAÇÃO. OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM ESTAR INSERIDOS NO\r\n CONTEXTO DAS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE QUANDO A ESCOLA ESTÁ INSERIDA EM UMA COMUNIDADE COMPLEXA,\r\n RESSALTANDO NO TURNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, PESSOAS QUE JÁ FORAM EXCLUÍDAS, LOGO MAIS\r\n UM MOTIVO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS, CURRÍCULO, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA105_ID3200_29072021204952.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA AZEVEDO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SILVANA AZEVEDO BASTOS" "autor_email" => "silvana.nutes@gmail.com" "autor_ies" => "UFF- UERJ-UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1573 "inscrito_id" => 4988 "titulo" => """ A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA UNIDADE COMPLEXA:\r\n UM CURRÍCULO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS\r\n MOVIMENTOS SOCIAIS PARA ARTICULAR UM CURRÍCULO """ "resumo" => """ OS MOVIMENTOS SOCIAIS PODEM OFERECER UMA INFINIDADE DE ARGUMENTOS PARA SEREM CONTEXTUALIZADOS\r\n COM OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS, PODENDO SER HISTÓRIA, A GEOGRAFIA, A LÍNGUA PORTUGUESA, A EDUCAÇÃO\r\n ARTÍSTICA, ALÉM DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCN, DOS CONTEXTOS DAS\r\n DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-DCNS, QUE PERMITIU UM CURRÍCULO MAIS\r\n DIVERSIFICADO, AMPLO, REAL E DENTRO DO ÂMBITO SOCIAL. OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEMPRE EXISTIRAM, NAS\r\n ÁREAS MAIS REMOTAS DO PLANETA E DESDE O SURGIMENTO DO HOMEM. ALGUMAS OBTIVERAM REPERCUSSÃO E\r\n RESULTADOS, OUTRAS CONTINUAM ASPIRANDO AS SUAS CONQUISTAS. OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A HISTÓRIA SOCIAL\r\n DO HOMEM SEMPRE FORAM PARALELAS MAS TAMBÉM TRANSVERSAIS E ATÉ DIVERGENTE, DEPENDENDO DA\r\n SOCIEDADE E DA AÇÃO DOS GRUPOS DOMINANTES. PORTANTO NÃO IMPORTA SE O ALUNO MORA NO CAMPO, NA\r\n CIDADE, SE É IMIGRANTE, ITINERANTE, QUILOMBOLA OU DE TRIBO INDÍGENA. COMO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO\r\n DECLARAMOS QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM SER PRESENTES DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PASSANDO PELO\r\n ENSINO PROFISSIONALIZANTE, CHEGANDO À GRADUAÇÃO. OS MOVIMENTOS SOCIAIS DEVEM ESTAR INSERIDOS NO\r\n CONTEXTO DAS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE QUANDO A ESCOLA ESTÁ INSERIDA EM UMA COMUNIDADE COMPLEXA,\r\n RESSALTANDO NO TURNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, PESSOAS QUE JÁ FORAM EXCLUÍDAS, LOGO MAIS\r\n UM MOTIVO PARA ARTICULAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS, CURRÍCULO, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA105_ID3200_29072021204952.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA AZEVEDO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SILVANA AZEVEDO BASTOS" "autor_email" => "silvana.nutes@gmail.com" "autor_ies" => "UFF- UERJ-UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }