O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS DIFICULDADES, TENDO EM VISTA QUE A COMPREENSÃO DESSA CIÊNCIA POSSIBILITA AO ALUNO UMA LEITURA DE MUNDO, BEM COMO DA VIDA E DO ESPAÇO VIVIDO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS. OUTRA PREOCUPAÇÃO DE ANÁLISE FOI CONHECER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA-ANALÍTICA, ALÉM DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO – OBJETIVANDO A REVISÃO DE LITERATURA DIRECIONADA AO TEMA DO TRABALHO. OS AUTORES QUE EMBASAM TEORICAMENTE ESTE ARTIGO SÃO BATISTA (2004), BEZERRA (2009), BOGO (2010), CALLAI (2005); CASTRO (2010), DEMO (1993), LIBÂNEO (2000), FONTANELLA (2007) SEAGOE (1978), DENTRE OUTROS. EM LINHAS GERAIS, CONSTATAMOS QUE MUITOS DISCENTES APRESENTAM DIFICULDADES DE LEITURA E, CONSEQUENTEMENTE, DE APRENDIZAGEM, O QUE ESTÁ ASSOCIADO PRINCIPALMENTE À FALTA DE INTERESSE NA SALA DE AULA, E CONSTITUI UM DESAFIO PARA A MAIORIA DOS DOCENTES.