Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA E COMUNIDADE: COMPLEMENTARIDADES E CONFLITOS

Palavra-chaves: ESCOLA, COMUNIDADE, PARTICIPAÇÃO, GESTÃO, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82440
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => "ESCOLA E COMUNIDADE: COMPLEMENTARIDADES E CONFLITOS"
    "resumo" => "A ESCOLA ENQUANTO UMA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, READAPTA-SE ÀS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDA. UMA DAS SUAS FUNÇÕES É EDUCAR OS INDIVÍDUOS QUE ALI SE ENCONTRAM, CONFORME AS NORMAS, OS VALORES, OS CONHECIMENTOS, AS HABILIDADES E PARA O MUNDO DE TRABALHO, ATUALMENTE, CONSIDERADO O FOCO. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR ATÉ QUE PONTO ESTES ENSINAMENTOS CONTRIBUEM PARA O ENRIQUECIMENTO DOS INDIVÍDUOS OU CRIAM CONFLITOS ENTRE AQUILO QUE É INSTITUÍDO NAS CULTURAS ESCOLARES POR MEIO DO CURRÍCULO E COM OS VALORES DA COMUNIDADE DE ORIGEM DOS ESTUDANTES, PODENDO ASSIM ESTABELECER DISTANCIAMENTO ENTRE AS PARTES. A PESQUISA DE CAMPO ORIENTOU O NOSSO TRABALHO, DESTE MODO, OS RELATOS QUE SE SEGUEM BASEIAM-SE NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA, POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA, REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, EM REDENÇÃO. ESTA EXPERIÊNCIA NOS PERMITIU ANALISAR ESTAS QUESTÕES DE PERTO, VISANDO COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE, NÃO SOMENTE POR MEIO DOS SEUS LIMITES ARQUITETÓNICOS, REPRESENTADOS PELOS MUROS ESCOLARES E GRADES, MAS PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS ESTRANHAMENTOS QUE ACONTECEM ENTRE AMBAS AS PARTES. PORTANTO, ESSAS QUESTÕES PRECISAM DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL, OBJETIVANDO MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS DINÂMICAS DA ESCOLA, E VICE-VERSA, UMA VEZ QUE TANTO A ESCOLA COMO A COMUNIDADE NÃO CONSEGUEM CAMINHAR SOZINHAS. AS DUAS DEVEM SE COMPLEMENTAR NAS SUAS ESTRUTURAS E DINÂMICAS E, NA VIDA DO ESTUDANTE, POIS, SÓ ASSIM CONSEGUEM ANDAR JUNTAS EM BUSCA DE MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A SOCIEDADE, EM GERAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE, PARTICIPAÇÃO, GESTÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID986_24092021183650.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PASCOAL JORGE SAMPA"
    "autor_nome_curto" => "SAMPA"
    "autor_email" => "pascoalsampa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82440
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => "ESCOLA E COMUNIDADE: COMPLEMENTARIDADES E CONFLITOS"
    "resumo" => "A ESCOLA ENQUANTO UMA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, READAPTA-SE ÀS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDA. UMA DAS SUAS FUNÇÕES É EDUCAR OS INDIVÍDUOS QUE ALI SE ENCONTRAM, CONFORME AS NORMAS, OS VALORES, OS CONHECIMENTOS, AS HABILIDADES E PARA O MUNDO DE TRABALHO, ATUALMENTE, CONSIDERADO O FOCO. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR ATÉ QUE PONTO ESTES ENSINAMENTOS CONTRIBUEM PARA O ENRIQUECIMENTO DOS INDIVÍDUOS OU CRIAM CONFLITOS ENTRE AQUILO QUE É INSTITUÍDO NAS CULTURAS ESCOLARES POR MEIO DO CURRÍCULO E COM OS VALORES DA COMUNIDADE DE ORIGEM DOS ESTUDANTES, PODENDO ASSIM ESTABELECER DISTANCIAMENTO ENTRE AS PARTES. A PESQUISA DE CAMPO ORIENTOU O NOSSO TRABALHO, DESTE MODO, OS RELATOS QUE SE SEGUEM BASEIAM-SE NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA, POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA, REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, EM REDENÇÃO. ESTA EXPERIÊNCIA NOS PERMITIU ANALISAR ESTAS QUESTÕES DE PERTO, VISANDO COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE, NÃO SOMENTE POR MEIO DOS SEUS LIMITES ARQUITETÓNICOS, REPRESENTADOS PELOS MUROS ESCOLARES E GRADES, MAS PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS ESTRANHAMENTOS QUE ACONTECEM ENTRE AMBAS AS PARTES. PORTANTO, ESSAS QUESTÕES PRECISAM DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL, OBJETIVANDO MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS DINÂMICAS DA ESCOLA, E VICE-VERSA, UMA VEZ QUE TANTO A ESCOLA COMO A COMUNIDADE NÃO CONSEGUEM CAMINHAR SOZINHAS. AS DUAS DEVEM SE COMPLEMENTAR NAS SUAS ESTRUTURAS E DINÂMICAS E, NA VIDA DO ESTUDANTE, POIS, SÓ ASSIM CONSEGUEM ANDAR JUNTAS EM BUSCA DE MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A SOCIEDADE, EM GERAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, COMUNIDADE, PARTICIPAÇÃO, GESTÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID986_24092021183650.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PASCOAL JORGE SAMPA"
    "autor_nome_curto" => "SAMPA"
    "autor_email" => "pascoalsampa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ESCOLA ENQUANTO UMA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, READAPTA-SE ÀS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO CONTEXTO EM QUE ESTÁ INSERIDA. UMA DAS SUAS FUNÇÕES É EDUCAR OS INDIVÍDUOS QUE ALI SE ENCONTRAM, CONFORME AS NORMAS, OS VALORES, OS CONHECIMENTOS, AS HABILIDADES E PARA O MUNDO DE TRABALHO, ATUALMENTE, CONSIDERADO O FOCO. ESTE TRABALHO VISA ANALISAR ATÉ QUE PONTO ESTES ENSINAMENTOS CONTRIBUEM PARA O ENRIQUECIMENTO DOS INDIVÍDUOS OU CRIAM CONFLITOS ENTRE AQUILO QUE É INSTITUÍDO NAS CULTURAS ESCOLARES POR MEIO DO CURRÍCULO E COM OS VALORES DA COMUNIDADE DE ORIGEM DOS ESTUDANTES, PODENDO ASSIM ESTABELECER DISTANCIAMENTO ENTRE AS PARTES. A PESQUISA DE CAMPO ORIENTOU O NOSSO TRABALHO, DESTE MODO, OS RELATOS QUE SE SEGUEM BASEIAM-SE NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA, POR INTERMÉDIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA, REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, EM REDENÇÃO. ESTA EXPERIÊNCIA NOS PERMITIU ANALISAR ESTAS QUESTÕES DE PERTO, VISANDO COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE, NÃO SOMENTE POR MEIO DOS SEUS LIMITES ARQUITETÓNICOS, REPRESENTADOS PELOS MUROS ESCOLARES E GRADES, MAS PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS ESTRANHAMENTOS QUE ACONTECEM ENTRE AMBAS AS PARTES. PORTANTO, ESSAS QUESTÕES PRECISAM DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL, OBJETIVANDO MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NAS DINÂMICAS DA ESCOLA, E VICE-VERSA, UMA VEZ QUE TANTO A ESCOLA COMO A COMUNIDADE NÃO CONSEGUEM CAMINHAR SOZINHAS. AS DUAS DEVEM SE COMPLEMENTAR NAS SUAS ESTRUTURAS E DINÂMICAS E, NA VIDA DO ESTUDANTE, POIS, SÓ ASSIM CONSEGUEM ANDAR JUNTAS EM BUSCA DE MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A SOCIEDADE, EM GERAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.