O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO OCORREU O TRABALHO COM AS CULTURAS L?DICAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O (1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) POR MEIO DO ENSINO REMOTO. J? COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, ESSE ESTUDO PRETENDEU: A) DISCUTIR O CONCEITO DE CULTURAS L?DICAS RELACIONANDO-OS COM OS PROCESSOS DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO; B) COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; C) DEMONSTRAR A VIS?O DE PROFESSORES SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM O L?DICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O E SUAS ESTRAT?GIAS MEDIANTE O ENSINO REMOTO. ESSA PESQUISA ? CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGR?FICA, DOCUMENTAL E EXPLORAT?RIA. FORAM USADAS V?RIAS T?CNICAS PARA A COLETA DOS DADOS, COMO A PESQUISA EM PUBLICA??ES DO BANCO DE DADOS DA CAPES, BIBLIOTECAS VIRTUAIS E SITES DE PERI?DICOS CIENT?FICOS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2021 SOBRE A TEM?TICA; A AN?LISE DOCUMENTAL DO PROCESSO DE LEGALIZA??O E NORMATIZA??O DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA; A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO PARA GERAR DADOS SOBRE A VIS?O DOS PROFESSORES A RESPEITO DA CULTURA L?DICA E DA ALFABETIZA??O OCORRIDOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. CONCLU?MOS QUE AS CULTURAS L?DICAS FORAM PRESENCIADAS NESSE CONTEXTO POR MEIO DE JOGOS VIRTUAIS ADAPTADOS DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO. APESAR DOS ENTRAVES PERCEBEMOS QUE A VALORIZA??O OU N?O DAS CULTURAS L?DICAS N?O DEPENDE APENAS DOS DOCENTES E SIM DE OUTROS FATORES AL?M DO PLANEJAMENTO, COMO A FALTA DE ACESSO QUE, AL?M DE COMPROMETER A INTERA??O DOS ALUNOS, TAMB?M AFETOU O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO.