CULTURAS LÚDICAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ALGUMAS REFLEXÕES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81354 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2609 "inscrito_id" => 8850 "titulo" => "CULTURAS LÚDICAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO OCORREU O TRABALHO COM AS CULTURAS L?DICAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O (1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) POR MEIO DO ENSINO REMOTO. J? COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, ESSE ESTUDO PRETENDEU: A) DISCUTIR O CONCEITO DE CULTURAS L?DICAS RELACIONANDO-OS COM OS PROCESSOS DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO; B) COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; C) DEMONSTRAR A VIS?O DE PROFESSORES SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM O L?DICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O E SUAS ESTRAT?GIAS MEDIANTE O ENSINO REMOTO. ESSA PESQUISA ? CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGR?FICA, DOCUMENTAL E EXPLORAT?RIA. FORAM USADAS V?RIAS T?CNICAS PARA A COLETA DOS DADOS, COMO A PESQUISA EM PUBLICA??ES DO BANCO DE DADOS DA CAPES, BIBLIOTECAS VIRTUAIS E SITES DE PERI?DICOS CIENT?FICOS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2021 SOBRE A TEM?TICA; A AN?LISE DOCUMENTAL DO PROCESSO DE LEGALIZA??O E NORMATIZA??O DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA; A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO PARA GERAR DADOS SOBRE A VIS?O DOS PROFESSORES A RESPEITO DA CULTURA L?DICA E DA ALFABETIZA??O OCORRIDOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. CONCLU?MOS QUE AS CULTURAS L?DICAS FORAM PRESENCIADAS NESSE CONTEXTO POR MEIO DE JOGOS VIRTUAIS ADAPTADOS DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO. APESAR DOS ENTRAVES PERCEBEMOS QUE A VALORIZA??O OU N?O DAS CULTURAS L?DICAS N?O DEPENDE APENAS DOS DOCENTES E SIM DE OUTROS FATORES AL?M DO PLANEJAMENTO, COMO A FALTA DE ACESSO QUE, AL?M DE COMPROMETER A INTERA??O DOS ALUNOS, TAMB?M AFETOU O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, CULTURA LÚDICA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID_15102021204821.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SABRINA MARIA" "autor_email" => "sabri_na_maria@hotmail.co" "autor_ies" => "UNOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81354 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2609 "inscrito_id" => 8850 "titulo" => "CULTURAS LÚDICAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO OCORREU O TRABALHO COM AS CULTURAS L?DICAS NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O (1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) POR MEIO DO ENSINO REMOTO. J? COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS, ESSE ESTUDO PRETENDEU: A) DISCUTIR O CONCEITO DE CULTURAS L?DICAS RELACIONANDO-OS COM OS PROCESSOS DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO; B) COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; C) DEMONSTRAR A VIS?O DE PROFESSORES SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM O L?DICO NO CONTEXTO DA ALFABETIZA??O E SUAS ESTRAT?GIAS MEDIANTE O ENSINO REMOTO. ESSA PESQUISA ? CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGR?FICA, DOCUMENTAL E EXPLORAT?RIA. FORAM USADAS V?RIAS T?CNICAS PARA A COLETA DOS DADOS, COMO A PESQUISA EM PUBLICA??ES DO BANCO DE DADOS DA CAPES, BIBLIOTECAS VIRTUAIS E SITES DE PERI?DICOS CIENT?FICOS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2021 SOBRE A TEM?TICA; A AN?LISE DOCUMENTAL DO PROCESSO DE LEGALIZA??O E NORMATIZA??O DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA; A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO PARA GERAR DADOS SOBRE A VIS?O DOS PROFESSORES A RESPEITO DA CULTURA L?DICA E DA ALFABETIZA??O OCORRIDOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. CONCLU?MOS QUE AS CULTURAS L?DICAS FORAM PRESENCIADAS NESSE CONTEXTO POR MEIO DE JOGOS VIRTUAIS ADAPTADOS DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO. APESAR DOS ENTRAVES PERCEBEMOS QUE A VALORIZA??O OU N?O DAS CULTURAS L?DICAS N?O DEPENDE APENAS DOS DOCENTES E SIM DE OUTROS FATORES AL?M DO PLANEJAMENTO, COMO A FALTA DE ACESSO QUE, AL?M DE COMPROMETER A INTERA??O DOS ALUNOS, TAMB?M AFETOU O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, CULTURA LÚDICA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID_15102021204821.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SABRINA MARIA" "autor_email" => "sabri_na_maria@hotmail.co" "autor_ies" => "UNOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }