DIANTE DO CONTEXTO PROVOCADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, A EDUCAÇÃO TEM VIVENCIADO UM PERÍODO DE
INCERTEZAS, DENTRE OUTRA QUESTÕES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO MODO DE PROMOVER A EDUCAÇÃO DE
QUALIDADE AOS ESTUDANTES BRASILEIROS. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO CONSISTE EM COMPREENDER AS
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES, EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DAS AULAS REMOTAS OFERTADAS EM
UMA ESCOLA DO CAMPO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DO PIAUÍ-PI. A
PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA FOI REALIZADA UTILIZANDO-SE DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, ELABORADO NO
GOOGLE FORMS, COM O INTUITO DE DIAGNOSTICAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA PRÁTICA DOCENTE DOS
EDUCADORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DIANTE DO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO. SENDO, APLICADO A 6
(SEIS) PROFESSORES QUE ATUAM NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BORGES FERREIRA. A PESQUISA POSSIBILITOU A
COMPREENSÃO DOS DIVERSOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS SUJEITOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA
O PROSSEGUIMENTO DO ANO LETIVO, QUE ESTÃO RELACIONADOS AO ACESSO AS FERRAMENTAS DIGITAIS, O QUE SEM
DÚVIDAS DIFICULTA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ALÉM DAS DESIGUALDADES QUE JÁ
PERPETUA NA SOCIEDADE, DE MODO GERAL E, SOBRETUDO NO CAMPO. CONSTATAMOS QUE OS DESAFIOS IMPOSTOS
PELOS LIMITES DAS TECNOLOGIAS CONSISTEM, SOBRETUDO, NA CARÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA USO DAS
FERRAMENTAS DIGITAIS E DA DIFICULDADE DE ESTABELECER A COMUNICAÇÃO COM OS ESTUDANTES. O ESTUDO
AMPLIA A DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA, REFLETINDO ACERCA DA REALIDADE EDUCATIVA NAS
ESCOLAS DO CAMPO.