O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAZER UMA REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA
DISCUTIR ACERCA DE COMO O SISTEMA ECONÔMICO NEOLIBERAL, PREDOMINANTE NA CONTEMPORANEIDADE,
IMPACTA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E APREENDER AS DIFICULDADES DE SE TER UMA GESTÃO
DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSA FORMA, A PRIMEIRA PARTE DESTE
TRABALHO FAZ UMA CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE O SISTEMA ECONÔMICO E A INFLUÊNCIA QUE ELE EXERCE
SOBRE A EDUCAÇÃO; A SEGUNDA PARTE EXPÕE A SITUAÇÃO ATUAL E GERAL DA ESCOLA PÚBLICA BÁSICA
BRASILEIRA; A TERCEIRA PARTE CONTA COM A APRESENTAÇÃO DA DIFERENCIAÇÃO ENTRE GESTÃO EDUCACIONAL,
GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA; E A QUARTA PARTE INDICA OS IMPASSES PARA UMA EFETIVA
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA QUE PROMOVA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS.