OS FATORES HISTÓRICOS E SOCIAIS VIVIDOS PELAS MULHERES GEROU COMO CONSEQUÊNCIA POUCO INCENTIVO NAS CARREIRAS CIENTÍFICAS E A CARÊNCIA DE CONHECIMENTOS A RESPEITO DE MULHERES CIENTISTAS, PODE INTERFERIR NA APRESENTAÇÃO DE UMA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE MASCULINA E ATRIBUÍDA A POUCOS, OU SEJA, ELITIZADA. A LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA, APONTA A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR PROPOSTAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES RELACIONADOS A GÊNERO E A VISIBILIDADE DE MULHERES NA CIÊNCIA. DESTE MODO, SERÃO APRESENTADOS RESULTADOS A PARTIR DE UM RECORTE FEITO DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DESENVOLVIDA PARA DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. NOSSO OBJETIVO É EXPLICITAR TEMAS QUE FORAM DISCUTIDOS DURANTE A ABORDAGEM E QUE FORAM CENTRAIS NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA APRESENTADOS. OS TEMAS FORAM DE LIVRE ESCOLHA DOS DOCENTES, DESDE QUE FOSSEM ASSUNTOS DISCUTIDOS DENTRO DA ABORDAGEM APLICADA. UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO EM QUE FORAM ESTABELECIDAS PREVIAMENTE AS UNIDADES DE CONTEXTO E DE REGISTRO DE ACORDO COM BARDIN (2016). EVIDENCIAMOS QUE DOIS TEMAS TIVERAM DESTAQUE NOS PLANOS DE AULA, AS/OS DOCENTES SE PREOCUPARAM EM APRESENTAR COMO MULHERES CIENTISTAS TIVERAM/TEM POUCA VISIBILIDADE NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SE PREOCUPARAM EM APRESENTAR MULHERES CIENTISTAS E AS CONTRIBUIÇÕES DE SUAS PESQUISAS.