ESTA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA ACERCA DA ATUAÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FORMAL, ESPECIFICAMENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS). O OBJETIVO CENTRAL BUSCA VERIFICAR SE HÁ CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA INSTITUCIONAL, PRESENTE NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAIS (PDIS), BEM COMO RECONHECER CARACTERÍSTICAS DE SUA ORGANIZAÇÃO. NO PERCURSO METODOLÓGICO, ADOTOU-SE UMA ABORDAGEM DE PARADIGMA QUALITATIVO, COM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DESTACANDO A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ORGANIZADA POR YANNOULAS (2017), E DOCUMENTAL, A PARTIR DA COLETA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS PROVENIENTES DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAIS DOS 38 IFS. DURANTE A ANÁLISE, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE HÁ FORMAÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES, EVIDENCIANDO A CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO ÂMBITO DE CADA IF. EMBORA HAJA VARIAÇÃO EM SUA COMPOSIÇÃO E ALGUMA VARIAÇÃO NA DENOMINAÇÃO (EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, MULTIDISCIPLINAR E OUTRAS), FORAM LOCALIZADOS NO INTERIOR DAS DISCUSSÕES SOBRE PERMANÊNCIA E ÊXITO, ENSINO, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, APOIO PSICOPEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR FIM, A ANÁLISE PRELIMINAR APREENDEU ASPECTOS AMPLOS DESSA ORGANIZAÇÃO, SEM DETALHAMENTO, MAS QUE DIRECIONAM SEUS CAMPI PARA UMA ATUAÇÃO COLETIVA, MULTIPROFISSIONAL, PERMITINDO-NOS PERCEBER O ANSEIO POR CONEXÕES ARTICULADAS, INTERDISCIPLINARES ENTRE AS ÁREAS E COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES, SUA FORMAÇÃO INTEGRAL.