O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. TRATA-SE DE UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR DESTE RESUMO E CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO E TEVE COMO PARTICIPANTES SEIS LICENCIANDOS DO REFERIDO CURSO MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE VERSAVAM SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS LICENCIANDOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO. AS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS EM ÁUDIO, TRANSCRITAS E SUBMETIDAS AO PROCESSO DE LEITURA EXAUSTIVA, POR MEIO DA QUAL IDENTIFICAMOS E SELECIONAMOS OS TRECHOS MAIS SIGNIFICATIVOS PARA A ANÁLISE AQUI PROPOSTA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES EXPERIENCIAIS, QUE POR SUA VEZ CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE COMPETÊNCIA EM RELAÇÃO À PROFISSÃO E GESTÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL. ADEMAIS, EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE COLOCA A PRÁTICA DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA NOS PROCESSOS FORMATIVOS, APROXIMANDO OS LICENCIANDOS DA REALIDADE DAS ESCOLAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO NÃO SÓ DE SABERES LIGADOS À EXPERIÊNCIA, MAS TAMBÉM DE OUTROS SABERES INERENTES À PROFISSÃO DOCENTE.