SABE-SE QUE PLANTAS ESTÃO INTRINSECAMENTE RELACIONADAS AO COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS E SÃO AMPLAMENTE UTILIZADAS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL, FARMACÊUTICA E ALIMENTÍCIA. NO ENTANTO, A BOTÂNICA ENFRENTA PROBLEMÁTICAS FACTUAIS QUANTO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DEVIDO A ÍNFIMA REPRESENTAÇÃO E APREENSÃO DA REALIDADE. AS EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS EM PAPÉIS ESPECÍFICOS PARA FINS CIENTÍFICOS. DESSA MANEIRA, ESSE TRABALHO ANALISOU A UTILIZAÇÃO DE EXSICATAS COMO RECURSO DIDÁTICO E FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM BOTÂNICA. A METODOLOGIA DE ENSINO FOI DESENVOLVIDA DURANTE A AULA MINISTRADA PARA UMA TURMA DE 24 ALUNOS DO CURSO BÁSICO DE BIOLOGIA, OFERTADO PELA SEARA DA CIÊNCIA, ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). A ATIVIDADE ENVOLVEU ETAPAS DE APREENSÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, AULA FUNDAMENTADA NO REFERENCIAL TEÓRICO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DINÂMICA QUE FOMENTOU A DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA NO ENSINO. OBSERVOU-SE AMPLA ACEITAÇÃO DISCENTE EM RELAÇÃO AO USO DE EXSICATAS E A AULA FOI MUITO BEM AVALIADA COM RESULTADOS EQUIVALENTES ÀS PERSPECTIVAS PLANEJADAS. DESSA FORMA, AS EXSICATAS CONSTITUEM UMA FERRAMENTA ÚTIL, VIÁVEL E ACESSÍVEL QUE PODE SER UTILIZADA EM LARGA ESCALA.