ESTE TRABALHO EMERGIU ATRAVÉS DA DISCIPLINA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DO 5º SEMESTRE DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, EM UM MOMENTO PANDÊMICO QUE VOLTA SEU OLHAR PARA O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS. CONCERNE NA IMPORTÂNCIA DE TRAZER EM DISCUSSÃO AS INFLUÊNCIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS, SITUANDO ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A TRAJETÓRIA DA TECNOLOGIA COM A EDUCAÇÃO; FOCANDO NA RELAÇÃO ALUNO E PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ERA TECNOLÓGICA; E POR FIM DISCUTIR O PAPEL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA. DESTA MANEIRA, ATRAVÉS DESTE TRABALHO BUSCAMOS ABORDAR AS INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO PARTINDO DE OLHARES INOVADORES DE AUTORES COMO: PRENSKY (2001); PRETTO E PINTO (2006); BRUZZI (2016). UTILIZANDO COMO A ABORDAGEM METODOLÓGICA A PESQUISA QUALITATIVA E PARA COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS SALIENTAM QUE A ERA TECNOLÓGICA SE TORNOU UMA CONSTANTE NA EDUCAÇÃO, SENDO ASSIM, PROFESSORES A ALUNOS DEVEM TRABALHAR EM CONJUNTO PARA UMA EDUCAÇÃO QUE SE BENEFICIE DE FORMA ADEQUADA AOS MEIOS TECNOLÓGICOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS.