A IDEIA DE SEQUÊNCIA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DIÁRIA DAS PESSOAS POIS DE CERTO MODO BUSCAMOS PADRÕES QUE NOS LEVEM A FAZER ALGUM TIPO DE GENERALIZAÇÃO PARA TERMOS UMA SENSAÇÃO DE COMPLETUDE A NOSSA VOLTA. COTIDIANAMENTE ENCONTRAMOS DIVERSOS MODELOS DE SEQUÊNCIAS, TEMOS UMA PARA OS MESES DO ANO, PARA OS DIAS DA SEMANA, PARA OS CAPÍTULOS DE UM LIVRO BEM COMO O DE SEQUÊNCIAS FAMOSAS COMO A DE FIBONACCI OU A DOS NÚMEROS TRIANGULARES. QUANDO ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS ESSE TEMA FICA MUITA DAS VEZES RESTRITO A UMA VISÃO PURAMENTE ALGÉBRICA DEIXANDO DE LADO OUTROS TIPOS DE ABORDAGEM COMO A GEOMÉTRICA, OS ALUNOS TÊM A TENDENCIA A ACREDITAR QUE SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE SEQUÊNCIAS, AS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS E NÃO SÃO CAPAZES DE RELACIONAR UMA PA COMO SENDO UMA FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU. O PAPEL DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES LEVANDO A UMA DEMONSTRAÇÃO TAMBÉM É POUCO VISTO NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, USANDO A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE GUY BROUSSEAU PROCURAMOS ELABORAR UMA TEMÁTICA PARA DAR UM ENFOQUE DIFERENTE NESSE TÓPICO, CONTRIBUINDO PARA UM ESTUDO MAIS EFETIVO DO QUE SEJA UMA GENERALIZAÇÃO E UMA DEMONSTRAÇÃO EM MATEMÁTICA. PARA ISSO, FIZEMOS USO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS PARA A PARTIR DISSO BASEADOS EM UMA ENGENHARIA DIDÁTICA MOSTRAR AOS ALUNOS UMA AMPLIDÃO MAIOR DE POSSIBILIDADES DE COMPREENDER O QUE SIGNIFICA UMA SEQUÊNCIA E ASSIM ENSINAR A REALIZAR GENERALIZAÇÕES CHEGANDO A UMA POSSÍVEL DEMONSTRAÇÃO.