O TEXTO COMPARTILHA UMA METODOLOGIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PARTIR DOS ESTUDOS PROVENIENTES DE PESQUISAS ACADÊMICAS (PIBIC/PIBITI/PPGEB) COM LICENCIANDOS E MESTRANDA DA ÁREA ACERCA DO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) ENTRE DISCENTES E DOCENTES, EVIDENCIAM-SE AS RECORRENTES MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS FRENTE AO NOVO COTIDIANO ESCOLAR. NO ENSINO DE ARTE, OS PROGRAMAS VISUAIS (INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS) COMO AS PRODUÇÕES DA TV, O CINEMA, OS JOGOS – DENTRE OUTROS - JUNTAMENTE ÀS INFORMAÇÕES CIRCULARES NAS REDES E MÍDIAS SOCIAIS, NOS LEVAM A SUPOR QUE OS VEÍCULOS/ CAMINHOS TECNOLÓGICOS, MUITAS VEZES, DEFINEM OS OBJETOS CULTURAIS E BENS SIMBÓLICOS PERPETUADOS PELAS GERAÇÕES – E QUE ADENTRAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES. O SENTIDO ESTÉTICO QUE ATRIBUÍMOS ÀS IMAGENS PRINCIPALMENTE NO BRASIL VEM, RECORRENTEMENTE, DAS PERSPECTIVAS HEGEMÔNICAS – EXCLUDENTES E HIERARQUIZANTES – QUE ACABAM POR TOLHER A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS AVESSOS DERIVADOS DE OUTRAS POSSÍVEIS (E ADMISSÍVEIS) PRÁTICAS SOCIAIS. SENDO ASSIM, OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA VÊM PROPOR DIÁLOGOS ATEMPORAIS E RIZOMÁTICOS DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OBRAS DE ARTE ATRAVÉS DE UM EIXO TEMÁTICO COMUM. DIFUNDIDOS NO SITE E NO INSTAGRAM NUTRIÇÃO VISUAL – COMO APOIO PARA A PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES -, OS MAPAS-VISUAIS CONTRIBUEM PARA O APROFUNDAMENTO DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE E SEUS DIALOGISMOS COM A CULTURA VISUAL COTIDIANA FRENTE À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E CIDADANIA CRÍTICA DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.