ENSINO DE ARTE -
OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79745 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 2940 "titulo" => """ ENSINO DE ARTE -\r\n OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA """ "resumo" => "O TEXTO COMPARTILHA UMA METODOLOGIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PARTIR DOS ESTUDOS PROVENIENTES DE PESQUISAS ACADÊMICAS (PIBIC/PIBITI/PPGEB) COM LICENCIANDOS E MESTRANDA DA ÁREA ACERCA DO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) ENTRE DISCENTES E DOCENTES, EVIDENCIAM-SE AS RECORRENTES MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS FRENTE AO NOVO COTIDIANO ESCOLAR. NO ENSINO DE ARTE, OS PROGRAMAS VISUAIS (INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS) COMO AS PRODUÇÕES DA TV, O CINEMA, OS JOGOS – DENTRE OUTROS - JUNTAMENTE ÀS INFORMAÇÕES CIRCULARES NAS REDES E MÍDIAS SOCIAIS, NOS LEVAM A SUPOR QUE OS VEÍCULOS/ CAMINHOS TECNOLÓGICOS, MUITAS VEZES, DEFINEM OS OBJETOS CULTURAIS E BENS SIMBÓLICOS PERPETUADOS PELAS GERAÇÕES – E QUE ADENTRAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES. O SENTIDO ESTÉTICO QUE ATRIBUÍMOS ÀS IMAGENS PRINCIPALMENTE NO BRASIL VEM, RECORRENTEMENTE, DAS PERSPECTIVAS HEGEMÔNICAS – EXCLUDENTES E HIERARQUIZANTES – QUE ACABAM POR TOLHER A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS AVESSOS DERIVADOS DE OUTRAS POSSÍVEIS (E ADMISSÍVEIS) PRÁTICAS SOCIAIS. SENDO ASSIM, OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA VÊM PROPOR DIÁLOGOS ATEMPORAIS E RIZOMÁTICOS DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OBRAS DE ARTE ATRAVÉS DE UM EIXO TEMÁTICO COMUM. DIFUNDIDOS NO SITE E NO INSTAGRAM NUTRIÇÃO VISUAL – COMO APOIO PARA A PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES -, OS MAPAS-VISUAIS CONTRIBUEM PARA O APROFUNDAMENTO DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE E SEUS DIALOGISMOS COM A CULTURA VISUAL COTIDIANA FRENTE À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E CIDADANIA CRÍTICA DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, MAPAS-VISUAIS, NUTRIÇÃO VISUAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2940_26072021150553.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA ARCURI" "autor_nome_curto" => "CHRIS ARCURI" "autor_email" => "arcuriarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79745 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 2940 "titulo" => """ ENSINO DE ARTE -\r\n OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA """ "resumo" => "O TEXTO COMPARTILHA UMA METODOLOGIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE ARTES VISUAIS E HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PARTIR DOS ESTUDOS PROVENIENTES DE PESQUISAS ACADÊMICAS (PIBIC/PIBITI/PPGEB) COM LICENCIANDOS E MESTRANDA DA ÁREA ACERCA DO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) ENTRE DISCENTES E DOCENTES, EVIDENCIAM-SE AS RECORRENTES MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS FRENTE AO NOVO COTIDIANO ESCOLAR. NO ENSINO DE ARTE, OS PROGRAMAS VISUAIS (INFORMACIONAIS E COMUNICACIONAIS) COMO AS PRODUÇÕES DA TV, O CINEMA, OS JOGOS – DENTRE OUTROS - JUNTAMENTE ÀS INFORMAÇÕES CIRCULARES NAS REDES E MÍDIAS SOCIAIS, NOS LEVAM A SUPOR QUE OS VEÍCULOS/ CAMINHOS TECNOLÓGICOS, MUITAS VEZES, DEFINEM OS OBJETOS CULTURAIS E BENS SIMBÓLICOS PERPETUADOS PELAS GERAÇÕES – E QUE ADENTRAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES. O SENTIDO ESTÉTICO QUE ATRIBUÍMOS ÀS IMAGENS PRINCIPALMENTE NO BRASIL VEM, RECORRENTEMENTE, DAS PERSPECTIVAS HEGEMÔNICAS – EXCLUDENTES E HIERARQUIZANTES – QUE ACABAM POR TOLHER A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS AVESSOS DERIVADOS DE OUTRAS POSSÍVEIS (E ADMISSÍVEIS) PRÁTICAS SOCIAIS. SENDO ASSIM, OS MAPAS-VISUAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA VÊM PROPOR DIÁLOGOS ATEMPORAIS E RIZOMÁTICOS DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OBRAS DE ARTE ATRAVÉS DE UM EIXO TEMÁTICO COMUM. DIFUNDIDOS NO SITE E NO INSTAGRAM NUTRIÇÃO VISUAL – COMO APOIO PARA A PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORAIS DOCENTES -, OS MAPAS-VISUAIS CONTRIBUEM PARA O APROFUNDAMENTO DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE E SEUS DIALOGISMOS COM A CULTURA VISUAL COTIDIANA FRENTE À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E CIDADANIA CRÍTICA DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, MAPAS-VISUAIS, NUTRIÇÃO VISUAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2940_26072021150553.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA ARCURI" "autor_nome_curto" => "CHRIS ARCURI" "autor_email" => "arcuriarte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }